Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2022

professor e investigador da UP lidera projeto de 2,5 milhões €

O European Research Council (ERC) atribuiu uma “Advanced Grant”, com um financiamento de 2,5 milhões de euros, ao projeto FIERCE.

Nuno Cardoso Santos FOTO: U.PORTO
Liderado pelo investigador Nuno Cardoso Santos, da equipa de Sistemas Planetários do IA, e também professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o projeto vai permitir "detetar e estudar outras Terras, a orbitar outros sóis, utilizando instrumentos como o espetrógrafo ANDES [desenvolvido para o ELT do Observatório Europeu do Sul (ESO) e previsto entrar em funcionamento em 2030.]".

"Estes métodos serão fundamentais para que se possa estudar em detalhe os planetas rochosos hoje detetados, bem como os que serão descobertos por missões espaciais futuras, como a PLATO, da Agência Espacial Europeia", acrescenta Nuno Cardoso Santos.

A diretora da Faculdade de Ciências (FCUP), Ana Cristina Freire, refere que a bolsa de financiamento da ERC Advanced Grant irá "certamente promover e apoiar a investigação de qualidade" que se faz na instituição na área da Física e Astronomia.

Esta é a segunda vez que o ERC distingue o investigador Nuno Cardoso Santos que, em 2009 recebeu uma ERC 'starting grant' de quase um milhão de euros, o que permitiu "criar a equipa do então Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)" que, em 2014, se fundou com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) para dar origem ao IA.

O professor e investigador de 48 anos foi igualmente o vencedor do Prémio Excelência Científica da Universidade do Porto 2022, no valor de 5 mil euros, galardão que visa reconhecer os docentes e cientistas que mais se destacam no domínio da investigação científica.

“Este prémio reflete o apoio que tive por parte da Universidade do Porto ao longo dos anos. Mas apesar de ser um prémio individual, devo-o também à excelência dos investigadores da equipa que coordeno. O prémio também é deles”, refere.

Certamente uma inspiração para os seus alunos! (daqui

                                                                                     cortesia do envio de Constância Silva, docente colaboradora do CRESCER

Sem comentários: