Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2022

ciência: genoma humano decifrado por completo

Cientistas publicaram a primeira sequência completa do genoma humano. O genoma completo tem mais de três mil milhões de letras, o que daria 2971 quilómetros de letras impressas. Esta descoberta abre a porta a avanços significativos.


Terminar a sequência do genoma humano foi como colocar um novo par de óculos“, explica o bio-informático Adam Phillippy do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, E.U.A, em declarações à Science Alert. “Agora que podemos ver tudo claramente, estamos um passo mais perto de perceber o que é que tudo significa“, acrescenta o investigador.

A nova pesquisa publicada na revista científica Science foi desenvolvida pelo consórcio internacional Telómero a Telómero (T2T), juntando mais de uma centena de investigadores.

Assim, foi possível fazer a primeira sequência completa e sem lacunas dos cerca de 92% do genoma humano que faltavam, duas décadas depois de o Projecto Genoma Humano ter elaborado o primeiro rascunho desta sequenciação.

“Entramos no início de uma nova fronteira”

A nova pesquisa acrescenta cerca de “200 milhões de pares de base de informação genética – o valor de um cromossomo completo – ao genoma humano”, esclarece a Science Alert.
Os investigadores conseguiram decifrar as partes difíceis de ler do ADN que escapavam aos cientistas há décadas e ainda conseguiram “corrigir milhares de erros estruturais” nas sequenciações anteriores, frisa a Science Alert.
Essas partes do genoma que só agora foram sequenciadas “são importantes para o nosso conhecimento de como o genoma funciona, as doenças genéticas e a diversidade e evolução humanas”, relata à Science Alert a geneticista Karen Miga, da Universidade da Califórnia, a qual liderou a equipa de investigação. @ ZAPaeiou
                                                                                                           cortesia do envio de Constância Silva, docente colaboradora do CRESCER

Sem comentários: