Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2022

ciência: “novo tipo de luz” ultravioleta pode matar quase todos os micróbios numa sala e prevenir a próxima pandemia

       Um novo tipo de luz ultravioleta mata quase todos os micróbios presentes numa sala e pode ajudar a prevenir a próxima pandemia, de acordo com investigadores da Universidade de Columbia e St. Andrews, nos Estados Unidos.

Covid-19 provoca mais de 5 milhões de mortes a nível mundial (jan-dez)

Segundo os responsáveis pelo projeto, citados pelo ‘Independent’, estas luzes são seguras para as pessoas e demoraram menos de cinco minutos a reduzir o número de micróbios no ar em mais de 98%.
As luzes podem ser instaladas no teto e ajudar a limpar o ar, impedindo a transmissão de doenças como a Covid-19 ou a gripe e ajudando a evitar pandemias semelhantes no futuro.
“A luz reduz rapidamente a quantidade de micróbios ativos no ar interior para quase zero, tornando-o essencialmente tão seguro como o exterior”, disse David Brenner, diretor do Centro de Pesquisa Radiológica da Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia.
Segundo o responsável, que é também co-autor da pesquisa, “utilizar essa tecnologia em locais onde as pessoas se reúnem em ambientes fechados pode evitar a próxima pandemia”.
A tecnologia é chamada de ‘Far-UVC light’ (luz UVC de longa distância) e é descrita num novo artigo, publicado hoje na Scientific Reports. “Inativa de forma eficiente um patógeno transportado pelo ar, numa câmara do tamanho de uma sala”, lê-se no artigo.
“A luz é simples de instalar, barata e, acima de tudo, é uma maneira segura de evitar a transmissão de qualquer vírus, incluindo a Covid-19 e as suas variantes, bem como gripe e também quaisquer possíveis vírus pandémicos futuros”, refere o especialista.
Os investigadores observaram que a tecnologia é útil porque funciona mesmo quando os vírus mudam e os micróbios não se tornam resistentes ao longo do tempo, como acontece com vacinas ou medicamentos. @ Sapo

Sem comentários: