Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

festival FITEI assinala 45.ª edição com 16 espetáculos entre 10 e 22 de maio

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa dia 10 de maio com "Bloom!", no Teatro Nacional São João, no Porto, e durante 12 dias apresenta 16 espetáculos sob as temáticas do "luto, disforia e prazer".


"A 45.ª edição do FITEI coloca-se entre o luto, a disforia e o prazer. A edição deste ano é inquieta e imagina os futuros possíveis e os necessários. É uma edição compacta, com 16 espetáculos, com três estreias nacionais e oito estreias absolutas", declarou hoje o diretor artístico do FITEI, Gonçalo Amorim, na apresentação pública da programação.
O FITEI, que vai decorrer até 22 de maio nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, abre no Teatro Nacional São João (TNSJ) com o espetáculo "Bloom!", do encenador Miguel Loureiro, peça que se estreia esta semana no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, destacou Gonçalo Amorim.
"Dragón", do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, sobe ao palco do TNSJ nos dias 14 e 15 de maio e é outro dos grandes destaques do diretor artístico do evento.
É a primeira vez que Guillermo Calderón está no FITEI. É um dos grandes espetáculos" e é sobre "um momento de crise criativa e amorosa de um grupo de artistas" que tem de planear a sua próxima instalação artística, explicou Gonçalo Amorim.
Outra estreia nacional em destaque é a peça teatral "Fuck me", da bailarina e coreógrafa Marina Otero (Argentina), que teve uma lesão grave na coluna, e cujo espetáculo é sobre como se reerguer "de um enorme trauma". @ Sapo

Sem comentários: