Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2022

30 toneladas de detritos espaciais na órbita da Terra

 O relatório de 2022 da Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em Inglês) sobre ambiente espacial realça que a quantidade de lixo espacial continua a aumentar significativamente. Segundo o relatório, foram registados 30.920 detritos na órbita terrestre. O relatório revela também que estão a ser lançados cada vez mais satélites para o espaço, nomeadamente constelações de pequenos satélites de comunicações, e poucos são removidos da órbita baixa da Terra, "fortemente congestionada", após o fim da sua missão.


Segundo a ESA, existem atualmente no espaço 8.300 satélites, dos quais 5.400 estão ativos. Muitos satélites têm de ser desviados de objetos (foguetões, naves, satélites...) que foram lançados há várias décadas e se fragmentaram.

Em abril, um dos satélites do programa europeu de observação da Terra Copernicus teve de fazer uma manobra para evitar a colisão com um fragmento de um foguetão lançado há 30 anos.

Nem todos os detritos espaciais estão catalogados e rastreados. Partindo de modelos estatísticos, a ESA estima que existem 36.500 detritos com mais de 10 centímetros, mais de um milhão com tamanho variável entre 1 e 10 centímetros e 130 milhões com 1 milímetro a 1 centímetro.

Com lançamento previsto para 2025, a missão ClearSpace-1 será a primeira da ESA dedicada à remoção de lixo espacial, no caso um pedaço de um foguetão enviado em 2013.

O registo mais recente de queda de lixo espacial em Portugal ocorreu a 23 de janeiro em Trás-os-Montes. O que muitos julgaram ser um meteoro trava-se afinal da reentrada do satélite Starlink-2200 da spaceX na Terra, segundo o investigador Nuno Peixinho, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). (daqui e daqui

                                                                                     cortesia do envio de Constância Silva, docente colaboradora do CRESCER

Sem comentários: