O projeto “Maia a Crescer com a Ciência – LABS.Maia” já permitiu a 25 mil alunos de escolas públicas e privadas do concelho fazer experiências e contactar com o trabalho laboratorial.
LABS.Maia teve início com a criação do laboratório de biologia e saúde na Quinta da Gruta Foto: Igor Martins / Global Imagens |
O LABS.Maia teve início com a criação do laboratório de biologia e saúde, na Quinta da Gruta, no Castêlo da Maia. Os alunos são levados pelo autocarro do projeto desde as escolas até ao local, onde têm um contacto real com o contexto laboratorial e podem fazer experiências com a orientação de duas investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), parceiro da iniciativa, juntamente com a Bial.
O “Maia a Crescer com a Ciência” pretende estimular o interesse pela ciência na comunidade e, particularmente, nas crianças e jovens. “Plantar a semente” do gosto pelas ciências nas gerações mais novas é o objetivo principal, por ser “construtora do conhecimento”, como diz Emília Santos, vice-presidente da Câmara da Maia.
O orçamento total do projeto é de 150 mil euros por ano, divididos entre o Município e o I3S, que pagam às duas investigadoras e técnicos envolvidos, e a Bial, que equipou o laboratório da Quinta da Gruta e assegura o reforço do material de laboratório nas escolas .
Claudio Sunkel, diretor do I3S, salienta a importância do LABS.Maia, que permite que “os alunos façam, não que vejam fazer”. O segundo protocolo do projeto foi assinado esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, e reforça o apoio às escolas do município. Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário