Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

uma palestra sobre SIDA/VIH

Na próxima segunda-feira, dia 29 de Novembro pelas 8h 50min, realizar-se-á  uma “Palestra sobre SIDA/VIH”, no âmbito da Educação Sexual dinamizada  pelos alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, 11ºL.

A palestra terá uma duração de 1h 10min e será realizada no  auditório.

Esta palestra será dinamizada por técnicos do CAD (CENTRO DE ACONSELHAMENTO E DETENÇÃO PRECOCE DO VIH/ SIDA DO PORTO).

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma doença que resulta da infeção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e está relacionada com a degradação progressiva do sistema imunitário, podendo surgir anos após a infeção.

Uma vez instalado, o vírus invade e destrói um certo tipo de células do sangue que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra as infeções e alguns tipos de cancros.


O VIH é um vírus que destrói o sistema imunitário da pessoa infetada, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças.

 O VIH penetra nas células do sistema imunitário, integra-se no código genético (ADN) das células infetadas, multiplica-se e provoca a sua destruição, libertando-se para infetar novas células.

As infeções pode ser transmitidas  a partir do sangue, pela gravidez , por relações sexuais desprotegidas e por partilhas de seringa.

Com esta palestra, o 11º L pretende sensibilizar a comunidade escolar para este flagelo que é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) doença que resulta da infeção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). 

texto e imagens de Rafaela Cunha, aluna do 11º L

Sem comentários: