Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

vinho novo, água-pé e castanhas


O dia de São Martinho, que celebramos sempre a 11 de novembro, ocorre três dias depois da data do enterro do santo e não é um hábito exclusivamente português. Por toda a Europa diferentes tradições recordam a figura: na Alemanha acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, em Espanha matam-se porcos e na Polónia comem-se croissants. A verdade é que, associado a este santo famoso do Séc IV, esta é a época em que se termina a sementeira de outono do trigo, matam-se animais na preparação do inverno e provam-se os primeiros golos de vinho novo.

O vinho novo e a tradicional água-pé e as castanhas fazem parte das nossas mesas. Não há criança (ou adulto) que não goste delas assadas a preceito, no carvão e com sal, ou até cozidas com erva-doce, e os magustos que vemos um pouco por todo o país ficam repletos dos risos de crianças que também participam na festa. O já habitual bom tempo que enfeita esta altura do ano, o verão de São Martinho, é o coup de grâce para quem ainda tem dúvidas. 

Agarre nos mais pequenos e aproveite esta última hipótese de um par de dias solarengos antes de chegar o Inverno. (daqui)

Sem comentários: