Número total de visualizações de páginas

domingo, 14 de novembro de 2021

o dia 14 de novembro é o dia mundial da diabetes


Em todo o mundo o mês de novembro é dedicado à diabetes - NOVEMBRO AZUL

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Este ano comemoram-se 100 anos da descoberta da insulina.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul, desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de diabetes. 

Em 2019, Portugal tinha 9,8% dos adultos (entre os 20 e os 79 anos) com diabetes dos tipos 1 e 2, surgindo atrás da Alemanha (10,4%), o pior país da União Europeia nas estatísticas.

A média da UE a 27 foi 6,2%, com Irlanda (3,2%), Lituânia (3,8%) e Estónia (4,2%) a registarem as taxas mais baixas de prevalência de diabetes entre adultos.

A insulina é uma hormona essencial à vida humana! 

A diabetes é uma doença crónica que se não for diagnosticada ou devidamente controlada pode resultar em complicações mais graves, como cegueira, insuficiência renal ou amputação de membros inferiores.

A doença, que se traduz na incapacidade de o organismo regular os níveis excessivos de açúcar no sangue porque o pâncreas não consegue produzir insulina, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e da infeção respiratória Covid-19.

Os diabéticos do tipo 1 precisam de tomar insulina, enquanto os diabéticos do tipo 2 necessitam de medicação de controlo, dieta alimentar e exercício físico adequado.

A diabetes tipo 1 resulta da falência total ou quase total do pâncreas e só é possível sobreviver com a injeção da insulina. 

A diabetes tipo 2 resulta da acumulação de vários fatores que podem ser: excesso de peso, alimentação rica em hidratos de carbono e falta de atividade física. Pode ser controlada com medicação e ajuste dos fatores que se verifiquem que estão fora de controlo.

A diabetes tipo 2 acontece mais frequentemente em pessoas acima dos 50 anos, mas tem vindo a crescer a sua frequência em jovens adultos e mesmo em jovens, onde os fatores antes descritos se verificam.

Está provado que alterações ao estilo de vida, como peso saudável, atividade física e uma dieta equilibrada que evite açúcar e gorduras saturadas, podem ser bastante efetivas na prevenção e no atraso de diabetes tipo 2 e as suas complicações.

A diabetes tipo 1 não tem fatores que permitam dizer porque aparece. Pode ser hereditária, mas aparece normalmente em crianças ou jovens adolescentes. A diabetes tipo 1 requer atenção 7 dias por semana, 24 horas por dia. Não tira férias!

O equilíbrio entre a quantidade de insulina administrada, o exercício físico e a alimentação, são os 3 fatores que fazem com que a diabetes tipo 1 esteja “controlada”. 

 ✍️ O que devem os professores saber acerca de um aluno com Diabetes tipo 1:

👉 Em caso de hipoglicemia necessita não só de um açúcar rápido, mas também de comer, e não deve abandonar a sala para o fazer. A hipoglicemia pode levar a convulsões e desmaio. Pode precisar de ajuda.

👉 A capacidade de concentração baixa com a hipoglicemia. Mesmo a capacidade cognitiva diminui, podendo não conseguir articular as suas ideias. 🥴

👉 Pode precisar de verificar a sua glicemia com pesquisa capilar, o que deve fazer na sala.

👉 Quando a glicemia está alta, pode necessitar de ir à casa de banho 🚽 frequentemente, pode ficar irritadiço e até apresentar alguns sinais de agressividade 😤.

Nestas situações precisa de beber muita água 🥛, e de administrar insulina 💉

👉 Há dias muitos complicados no controlo da glicemia, pelo que o professor deve ser paciente. 🧘

Isto não é tudo, mas já pode ajudar muito.🙂

cortesia de Gabriela Lopes, docente de Educação Física

 

Sem comentários: