Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

"novembro azul" - mês de prevenção do cancro da próstata

"Novembro azul" é o mês (de 1 a 30 de novembro) dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção do cancro da próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o cancro nos testículos.

Como surgiu o "novembro azul"?

Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.
Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.
O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como objetivo consciencializar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do cancro da próstata.
Esse tipo de cancro é a segunda doença que causa mais mortes entre os homens e a sua cura apenas é possível mediante o diagnóstico precoce. (adaptado daqui)

Sem comentários: