Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

textos de alunos: "A relevância da infância na formação da identidade do indivíduo"

Mais um texto de alunos, desta feita um texto de opinião, da Ayla Murata, aluna de 12º ano, no âmbito da disciplina de Português.


A relevância da infância na formação da identidade do indivíduo

      A identidade pode ser definida como o conjunto de características únicas de um indivíduo. A partir deste conceito, podemos aprender quem somos e, mais especificamente, porque o somos. Além do meio social em que nos inserimos, um fator de relevância na construção da nossa identidade é a infância.

Efetivamente, a infância é o princípio das nossas vidas. Desde o momento em que nascemos até atingirmos a puberdade, somos expostos a um infinito número de situações indispensáveis para a formação da nossa individualidade, indo além da esfera psicológica. Embora características definitivas da espécie humana sejam tão simples como chorar, estas precisam ser constantemente estimuladas pelo exterior durante os anos formadores do indivíduo. Tome-se como exemplo as crianças selvagens, privadas de qualquer contacto com a humanidade desde os seus primeiros anos de vida, como resultado, agem como animais, sendo incapazes de andar ou falar.

Entretanto, o ambiente psicológico a que a criança é sujeita não deixa de ser significativo para o seu desenvolvimento emocional. Todas as relações que uma pessoa poderá estabelecer no futuro serão influenciadas pelas primeiras relações da sua vida, que são essencialmente familiares. Desta forma, também se conclui que o modo como uma emoção é tratada terá efeito em como a criança virá a compreendê-la e a processá-la. De facto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que indivíduos expostos precocemente à violência tendem a sofrer de abuso de drogas e álcool, repetem comportamentos agressivos, e podem se envolver em atividades criminosas.

Em suma, a nossa identidade é quem somos, um conceito complexo que sofre influências de diversos fatores. Um destes, e talvez o mais relevante de todos, é a infância, período que determina o nosso entendimento do mundo interior e exterior.  

texto de Ayla Murata, aluna do 12º G
cortesia do envio de Lizete Pinheiro, docente de Português

Sem comentários: