Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

as músicas da História

Foi necessário esperar quase três décadas para devolver a Berlim, e à Alemanha, as alegrias da unificação e o prazer do reencontro. Hoje, mesmo à distância de trinta e dois anos, ainda conservamos as imagens que invadiram as televisões na época: pedaços do "muro da vergonha" grafitado no chão berlinense, os quentes e demorados abraços entre as partes e os eufóricos brindes à união. Esta é a parte feliz. O que também não podemos esquecer é a sombra e os fantasmas do isolamento, nem as consequências da divisão que levaram mais tempo a mitigar. São memórias às quais devemos respeito. Importa guardá-las. 

Importa também refletir sobre o papel que a música teve neste movimento provocado pelo "vento da mudança", como ainda cantam os Scorpions no simbólico 'Wind of Change', editado em 1990. Para muitos, é considerado o hino não oficial da queda do muro. A banda alemã compôs o tema inspirada numa viagem que fez a Moscovo para participar no Moscow Music Peace Festival. Por ser alemã, não só ficou impressionada com a boa receção que teve em solo soviético, como olhou para o evento como uma possibilidade de convivência entre diferentes visões políticas, sociais e culturais. 

Talvez tenha sido um "momento mágico" de clarividência de um amanhã mais brilhante no rescaldo de uma "noite de glória". (daqui)

Sem comentários: