Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Saúde: cada vez mais míopes e com os olhos mais alongados


Em 2050, mais de metade da população mundial irá sofrer de miopia. Durante os confinamentos, o excesso de tempo privados de luz natural fez com que adultos e crianças passassem ainda mais horas a olhar para ecrãs. Por causa disso, o olho humano continua a alongar.
Faltam menos de trinta anos para que mais de metade da população mundial (52%) sofra de miopia, como estima a Organização Mundial da Saúde para o ano 2050. Os últimos 18 meses de pandemia, a causa de todos os confinamentos, deixaram as pessoas com menos acesso à luz natural e à exposição à luz solar. Em contraponto, ficaram muito mais horas em frente aos ecrãs, das televisões aos computadores, dos telemóveis aos laptops, seja em lazer, em teletrabalho ou em aulas no ensino à distância. A verdade é que a luz do sol, na dose certa e com uma boa proteção, leva a dopamina para a retina, substância que evita que o globo ocular se torne mais longo, evitando problemas degenerativos.
O olho tem um formato redondo, como uma bola de futebol, mas quando fica míope, torna-se mais comprido, ovalado como uma uva ou uma azeitona. A retina, o seu revestimento, pode ser esticada e diluída. À medida que se envelhece, podem surgir descolamentos da retina, podendo evoluir para a cegueira.
Em todo o mundo, cada pessoa passa, em média, um total de seis horas e 55 minutos a olhar para um ecrã todos os dias. Para quem está acordado das oito da manhã às onze da noite, isso representa 46% do seu tempo.
Uma nova investigação feita por oftalmologistas mostra que o tempo contínuo em frente ao ecrã está a mudar radicalmente os olhos humanos. E, tal como todo o corpo, o olho também deve parar de crescer depois da adolescência. A novidade é que agora o olho continua a crescer. De cada vez que os olhos passam muito tempo a focar objetos próximos, como telefones ou mesmo livros de bolso, isso faz com que o globo ocular se alongue, o que impede o olho de desviar a luz como deveria. Esse alongamento aumenta a miopia, o que faz com que objetos distantes apareçam desfocados.
Nos adultos, isso pode causar tensão ocular ou acelerar problemas de visão já existentes. Mas, para as crianças, cujos olhos ainda estão em desenvolvimento, a situação é mais preocupante e a Academia Americana de Optometria e a Academia Americana de Oftalmologia consideram a miopia uma epidemia.  
Trabalhar por períodos prolongados, seja a enviar mensagens de texto, a ler ou a escrever e-mails, é o que os optometristas chamam de “trabalho próximo”. O problema de segurar um ecrã perto da cara não é apenas a luz a brilhar nos olhos, mas também o cansaço visual que causa. Por um lado, os olhos piscam muito menos quando estão focados tão de perto e os seus músculos alongam-se por se acomodarem a tarefas constantes a curta distância. Quando se põe óculos, os músculos dos olhos relaxam, pois já não estão em esforço. O mesmo acontece se, sem os óculos, desviar o olhar do telemóvel, piscar algumas vezes e olhar para o horizonte durante 20 segundos.
Abordagens caseiras como GoCheckKids, uma aplicação de triagem de visão registada pela FDA permite que qualquer pai tire uma fotografia dos olhos dos seus filhos para analisar como a luz refrata e medir os riscos de miopia ou hipermetropia e outras doenças oculares. Em português, o site Salta à Vista também ajuda com sinais de alerta ou conselhos para pais e professores. @Sapo

Sem comentários: