Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ingestão de alimentos ricos em gordura e falta de exercício na pandemia aumentam o risco da diabetes

 Um inquérito feito a propósito do Dia Mundial da Diabetes revela que 36% dos portugueses praticaram muito menos exercício.


Mas também seis em cada 10 portugueses (61%) alteraram os seus hábitos alimentares durante a pandemia, o que pode aumentar o seu risco de diabetes, revela um inquérito realizado a propósito do Dia Mundial da Diabetes junto de cidadãos de oito países, entre os quais portugueses. Recorde-se que a diabetes e pré-diabetes afetam mais de 460 milhões de pessoas em todo o mundo e que as intervenções ao nível do estilo de vida podem prevenir ou retardar o seu desenvolvimento e complicações.
Os inquiridos relataram que ingeriram mais alimentos ricos em gordura e açúcar (14%) e realizaram “muito menos” exercício físico (36%) durante a pandemia, explicado pelo facto de terem passado mais tempo em casa (65%) e de se sentirem com maior stress e ansiosos (26%). Descobertas feitas numa altura em que a Federação Internacional de Diabetes assinala o Dia Mundial do Diabetes com a sua campanha para melhorar o acesso aos cuidados com a doença e destaca a necessidade de mais ações para prevenir e tratar as suas complicações.
O risco de desenvolver diabetes tipo 2 pode ser reduzido em até 58% após intervenções no estilo de vida, como dieta equilibrada, exercícios e perda de peso. Estudos mostram que para cada quilo de peso perdido, o risco de desenvolver diabetes no futuro foi reduzido em mais 16%. @ Sapo

Sem comentários: