Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

como motivar as crianças para o estudo quando se sentem deprimidas?

É absolutamente essencial que os pais estejam atentos a todos os sinais e que o ajudem a recuperar o equilíbrio emocional e, consequentemente, a motivação para a aprendizagem e para uma vida social mais preenchida, o mais parecida possível com a que tinha antes da pandemia.

foto: Unsplash

Quando uma pessoa se encontra com grandes desafios emocionais, poderá haver uma sobrecarga de tal ordem no processamento e gestão emocional, que isso pode acarretar dificuldades noutros domínios, entre eles o da aprendizagem, do pensamento lógico, da leitura e da escrita. Dir-se-ia que o hemisfério esquerdo - mais associado aos processos de aprendizagem propriamente ditos - entraria em falência, derivada de uma atividade excessiva do hemisfério direito - mais associado ao domínio emocional.
Uma aplicação prática que ajude nas tarefas escolares, via computador ou iPad, por exemplo, costuma ser uma boa solução para captar a atenção dos mais novos, normalmente apaixonados pelas novas tecnologias.
É igualmente importante que se estabeleçam metas e objetivos realistas a alcançar durante o ano letivo. Por exemplo, há crianças que funcionam bem com uma boa rotina de estudo: horários pré-definidos para os trabalhos de casa e para o estudo e períodos de descanso.
Uma atividade física também pode ter um papel decisivo neste ciclo de vida. As rotinas escolares costumam gerar cansaço mental e as crianças precisam de um desporto como natação, dança ou karaté para retirarem de si próprias a tensão que pode trazer a aprendizagem escolar e, sobretudo, as avaliações curriculares. O exercício físico é sempre uma boa arma para combater o stress e cuidar da nossa saúde mental. @ Sapo

Sem comentários: