Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

o programa mentorART e o projeto Escolas UBUNTU

 Discretamente, decorreram na sede do nosso Agrupamento, nos últimos dias, dois eventos que muito nos honram e engrandecem: o programa mentorART e o projeto Escolas UBUNTU.


O Programa MentorART encontra inspiração na experiência de MENTORIA do projeto Perach e, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, está a implementar, numa fase piloto no distrito do Porto, um programa de Mentoria em contexto escolar. Tendo estabelecido protocolo com o nosso Agrupamento, o programa MentorART realizou a formação dos seus mentores nas nossas instalações nos passados dias 30 e 31 de outubro e 6 de novembro e contou com toda a colaboração dos nossos alunos e professores dos cursos técnicos de Turismo e Informática.

Pode encontrar mais informação sobre o Programa mentorART em www.mentorart.org

 
“A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.”

Ora, nos passados dias 4 e 5 de novembro decorreu, na escola sede do Agrupamento, a formação das equipas de educadores/Líderes Ubuntu de escolas da Maia. A nossa escola contou com a presença de quatro educadoras que deram continuidade à sua capacitação de Educadores Ubuntu. Nas palavras da responsável pelo acompanhamento deste projeto, foram “ maravilhosamente recebidos/as nas instalações do AE de Águas Santas!”

Pode encontrar mais informação sobre as Escolas Ubuntu em www.academialideresubuntu.org/pt/escolas-ubuntu.

Muito nos honra esta nossa capacidade em continuarmos a manifestar disponibilidade e hospitalidade para todos.

cortesia de César Rocha, docente de Filosofia

Sem comentários: