Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Porto: o café Majestic faz hoje 100 anos

O mítico café Majestic, que ocupa o rés-do chão de um prédio numa das ruas mais carismáticas da cidade Invicta, a Rua de Santa Catarina, celebra hoje um centenário desde que abriu portas pela primeira vez em 17 dezembro de 1921.

Dos desenhos do arquiteto João Queiroz surgiu um dos espaços mais emocionantes da cidade, que retratava o esplendor da “Belle Époque”. “O glamour e a elite cultural parisiense eram referências para a cultura portuguesa da altura, tendo influído a escolha do nome – Majestic – impregnado de charme “Belle Époque”, retrata o café na sua página.

Gago Coutinho, Beatriz Costa, José Régio ou Júlio Resende foram algumas das personalidades que deram vida ao espaço.

Mais do que um café, o Majestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias. O Porto da “Bélle Époque”, dos escritores e dos artistas. Situado na rua de Santa Catarina, avenida pedonal de comércio e passeio da sociedade de então e de agora, iluminava o passeio com a sua decoração Arte Nova”.

O Majestic recebeu inúmeros prémios e o reconhecimento internacional: “Prémio Especial de Café Creme” (1999), “Medalha de Prata de Mérito Turístico” (2000), “Medalha de Prata de Mérito Municipal – Porto” (2006), “Certificado do Prémio Mercúrio – O melhor do Comércio na área das empresas na categoria Lojas com História” (2011) e “Medalha Municipal Mérito – Grau Ouro” (2011), classificado pelo site cityguides como o sexto café mais belo do mundo e o Certificado de Excelência da TripAdvisor. (daqui)

Sem comentários: