Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

“estamos em guerra com a natureza”: ONU alerta para possível apocalipse da biodiversidade


Com a Cop15 a ter início amanhã, dia 7 de dezembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta os países que estarão representados em Montreal, no Canadá, sobre a necessidade de se “fazer a paz” através do acordo que será realizado para proteger a biodiversidade do planeta.
“Estamos em guerra com a natureza”, destacou a diretora executiva do programa ambiental da ONU Inger Andersen ao referir que “acabámos de acolher o oito bilionésimo membro da raça humana neste planeta”. “É claro que é um nascimento maravilhoso de um bebé, mas precisamos de compreender que quanto mais pessoas houver, mais pressionamos a Terra”, refletiu.
“Precisamos de fazer as pazes com a natureza porque é a natureza que sustenta tudo na Terra”, relatou aconselhando a que o acordo aborde “os cinco cavaleiros do apocalipse da biodiversidade” referindo-se à alteração do uso do solo, sobre-exploração, poluição, crise climática e propagação de espécies invasoras, avança o jornal The Guardian.
Para que se chegue a um acordo que favoreça os interesses do planeta, a China “tem de mostrar liderança nas conversações”, explicou a comissária ambiental da União Europeia (UE) Virginijus Sinkevičius. De salientar que China, detentora da presidência da Cop15, é a maior emissora de carbono do mundo, embora o Canadá, os Estados Unidos da América e a Austrália tenham emissões de CO2 per capita muito mais elevadas.
“Penso que o papel da China vai ser crucial”, mencionou Sinkevičius acrescentando que o país “tem muita responsabilidade e está numa posição difícil”, visto que esta é a primeira vez que Pequim assume a liderança de uma decisão conjunta ambiental da ONU.
Embora a Cop15 tenha sido transferida de Kunming, na China, para Montreal no início do ano devido à política chinesa de ‘zero casos Covid’, esta é uma oportunidade para o país mostrar a sua intenção ecológica, um dos objetivos do presidente Xi Jinping.
A cimeira da biodiversidade é fundamental para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, segundo os especialistas do acordo climático de Paris que frisaram a necessidade “de viver em equilíbrio com a natureza”. Assim, os projetos incluídos no quadro global da biodiversidade envolvem propostas para proteger 30% da terra e do mar bem como para redistribuir milhares de milhões de dólares de subsídios para combater as espécies invasoras.
Esperam-se mais de 10 mil participantes na Cop15 que decorre até 19 de dezembro e contará com a participação de ministros de diversos países. @ Sapo

Sem comentários: