Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

mau tempo: sabe o que fazer numa situação de aquaplanagem?


A indicação das autoridades é que os lisboetas não saiam de casa, “a não ser que seja estritamente necessário”. Para quem tem de se lançar à estrada, fique atento às consequências do mau tempo e da muita água nas estradas. É muito possível que o veículo possa entrar em aquaplanagem.
A aquaplanagem é um conceito relativamente simples: ocorre quando uma camada de água se forma entre a superfície dos pneus do seu veículo e a superfície da estrada, interrompendo o contacto dos pneus com a estrada. Quando um veículo começa a aquaplanar, os seus pneus perdem o contacto com a estrada e o veículo para de responder aos comandos de controlo, nomeadamente como o travar.
A aquaplanagem pode ser causada por chuvas fortes que se acumulam na superfície de uma estrada ou por poças de água onde há buracos ou sulcos na estrada. A água precisa ter pelo menos 2,5 mm de profundidade. Além disso, a aquaplanagem pode ser agravada por dois fatores – a condição dos pneus e a velocidade.
Como perceber se está em aquaplanagem?
– ouvir que o seu motor fica de repente com um som mais alto;
– parecer-lhe que terá largado a embraiagem nas marchas enquanto conduzia em alta velocidade, fazendo com que as rotações aumentassem;
– sentir a direção ficar ‘leve’;
– experimentar a traseira do veículo balança de um lado para o outro – também conhecido como ‘cauda de peixe’.
E o que fazer?
– não entre em pânico;
– não pise fortemente no travão;
– desça suavemente o acelerador;
– segure o volante de forma reta;
– desligue o modo de controlo de cruzeiro se este estiver ativado;
– quando o veículo começa a ganhar controlo, pode começar a travar para diminuir a sua velocidade;
– depois de perceber que o seu veículo começou a aquaplanar, é importante manter a calma. Se tentar fazer algo drástico (pisar no travão com força ou virar o volante repentinamente) pode fazer o seu veículo derrapar ou colidir.
– em vez disso, é importante manter o volante reto e gradualmente tirar o pé do acelerador. Ao diminuir a velocidade, deverá sentir as rodas ganhando tração e você terá o controlo novamente. Neste ponto, é seguro fazer movimentos lentos e constantes do volante e usar os travões de forma suave. @ Sapo

Sem comentários: