Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

alimentação: dieta baseada em vegetais pode reduzir risco de cancro de intestino em 22%

 


Os homens que façam uma dieta à base de plantas, rica em vegetais, cereais, nozes, frutos secos e leguminosas têm um 22% menos hipóteses de desenvolverem cancro colorretal, revela um novo estudo norte-americano, publicado no jornal científico BMC Medicine.
A investigação analisou os hábitos alimentares de 79952 homens, e verificou uma ligação entre uma dieta à base de produtos vegetais e um menor risco de cancro nos intestinos. Os investigadores não encontraram a mesma ligação em mulheres, tendo estudado 93475 elementos participantes do sexo feminino. Segundo os cientistas, esta relação encontrada é mais notória nos homens por estes estarem em maior risco de desenvolvimento de cancro nos intestinos.
“O cancro colorretal é o terceiro tipo de cancro mais comum em todo o mundo, e o risco de o desenvolver ao longo da vida é de um caso em 23 homens e um em cada 25 mulheres”, diz Jihye Kim, da Universidade sul-coreana de Kyung Hee, um dos autores do estudo, ao The Guardian.
Na investigação, foi pedido aos participantes que registassem a frequência com que consumiam determinados alimentos e bebidas, de uma lista com mais de 180 intens. As porções também foram analisadas.
“Investigação anterior sugeria que dietas à base de plantas podiam ter um papel na prevenção do cancro colorretal, mas o impacto da qualidade nutricional destes alimentos vegetarianos ainda era pouco claro. As nossas descobertas sugerem que comer uma dieta vegetariana saudável está associado a um risco reduzido de cancro colorretal”, continua o cientista.
Os grupos alimentares analisados foram classificados como alimentos à base de plantas saudáveis (grãos e cereais integrais, frutas e vegetais, óleos vegetais, frutos secos, leguminosas, chá e café), alimentos à base de plantas menos saudáveis (farinhas e cereais refinados, sumos de fruta, batatas e produtos com açúcares adicionados), e alimentos à base de animais (carne ou peixe, gorduras animais, leite e derivados, ovos).
“Especulamos que os antioxidantes encontrados em alimentos como frutas, vegetais e cereais integrais, possam contribuir para a redução do risco de cancro colorretal, através da redução da inflamação crónica. Como os homens têm um maior risco de desenvolver a doença do que as mulheres, propomos que as nossas descobertas possam ajudar a explicar porque consumir alimentos vegetarianos saudáveis está associado a um risco de cancro nos intestinos reduzido nos homens, mas não da mulher”.
Durante o estudo, 4976 participantes (2,9%) desenvolveram cancro nos intestinos. Fatores para além da dieta foram tidos em consideração nos resultados, tais como se os casos em causa ocorreram em pessoas com obesidade ou outras doenças associadas. @Sapo 

Sem comentários: