Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

textos de alunos: o Mundial de 2022

 

Portugal, neste sábado 10 de dezembro de 2022, foi eliminado do Mundial, o que, sem sombra de dúvidas, deixou os portugueses de rastos. Mas aproveitemos o facto de já não estarmos a jogar para refletir mais objetivamente sobre toda a polémica em torno deste campeonato de futebol.

Estima-se que na construção do estádio do Catar, onde decorre o Mundial, morreram mais de quinze mil pessoas. Em pleno 2022, não foram garantidas as condições mínimas de segurança para os trabalhadores do Catar. Milhares morreram, como se fossem escravos, só para servirem os senhores que estão no poder, uma desumana exploração tal como a que existiu há uns séculos atrás.

Com isto não defendo que se deva deixar de assistir aos jogos, mas faço um apelo para que não normalizemos a situação, porque esta tragédia nada tem de banal. Espero que as organizações responsáveis pela defesa dos direitos humanos ajam em defesa dos mesmos, que foram claramente violados aos olhos de todo o mundo. Os responsáveis, ao saírem impunes, dão um péssimo exemplo, mostrando ao mundo que não há consequências para quem atenta contra os direitos humanos.

Em suma, o Mundial fez-nos refletir, porque o que era suposto ser só um campeonato de futebol custou a vida de milhares de pessoas, ultrapassando-se todos os limites em prol de um simples desporto que deveria servir o propósito de união e do divertimento.                                                                 

Inês Mendes, 12º F


1 comentário:

Luisa Ferreira disse...

Gostei muito do trabalho. A Inês está de parabéns!!
Só falta mesmo a formatação do texto em Língua Portuguesa.
Beijinhos e continua.