Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

a propósito do VIH/SIDA: primeira campanha a nível nacional


“Eu sou VIH+ e visível” foi lançada, em Lisboa, numa cerimónia com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas. Os cartazes com os 10 participantes já se encontram nas ruas de várias cidades do país.

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução da medicina, fazendo com que atualmente quem vive com o VIH tenha que esconder a sua condição de saúde para não ser alvo do crime de devassa da vida privada, penalizado no acesso a seguros de vida e saúde e excluído da carreira profissional como é exemplo a carreira militar.
Esta é a primeira campanha a nível nacional em que 10 pessoas que vivem com o VIH “dão a cara”, assumindo publicamente a sua condição de saúde, mostrando a diversidade de identidades e a convergência de lutas. Viver com o VIH faz parte das suas vidas, mas não é o VIH que as define.
Esta campanha é promovida pelo CAD Centro Anti-Discriminação VIH, um projeto conjunto de duas associações na área do VIH/SIDA, GAT e Ser+. Foi criado há 12 anos para combater o estigma e discriminação de que as pessoas com VIH ainda hoje são alvo.
A coordenação do CAD afirma ser “urgente combater o estigma ainda associado a esta infeção e desmistificar a ideia de morte e doença que ainda hoje persiste, promovendo o direito à liberdade de cada um para ser quem é.” @ GATPortugal

Sem comentários: