Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

IMT: vai ser mais fácil renovar a carta de condução

O IMT criou um novo serviço que alerta os condutores através de SMS, e-mail e carta para a necessidade de revalidar a carta de condução.

Renovar a carta de condução fica mais fácil. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) criou um serviço de comunicação direta aos condutores com cartas de condução já caducadas ou prestes a caducaralertando-os através de SMS, e-mail ou carta para a necessidade de efetuar a revalidação.
O IMT refere que o serviço será destinado, numa primeira fase, apenas para os condutores com a categoria de ligeiros (B), que vão ser notificados progressivamente ao longo do mês de dezembro.
A criação deste serviço visa a melhoria contínua dos serviços prestados aos condutores e é um primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de renovação automatizada da carta de condução, que está a ser desenvolvido no âmbito do SIMPLEX, numa parceria do IMT com o IRN e com a AMA”, explica o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Como decorre o processo de renovação da carta?
O IMT envia aviso ao condutor a informar sobre a situação da carta de condução. O pedido de renovação da carta de condução pode ser efetuado das seguintes formas:

  • Se ainda não decorreu mais de dois anos da data do fim da validade, necessita de submeter o pedido de revalidação. Para proceder à revalidação da carta de condução, deve ir a IMTOnline (www.imtonline.pt), às Lojas de Cidadão, aos Espaços Cidadão ou a um parceiro IMT (ver locais em www.eportugal.pt);
  • Se já decorreu mais de dois anos e menos de cinco anos da data do fim da validade, a revalidação está condicionada à aprovação numa prova prática do exame de condução. Para proceder à revalidação da carta de condução, deve ir a um balcão IMT.
  • Se já decorreu mais de cinco anos e menos de 10 anos da data do fim da validade, a revalidação está condicionada à frequência de ação de formação de atualização de conhecimentos e à aprovação numa prova prática do exame de condução. Para proceder à revalidação da carta de condução, deve ir a um balcão IMT.
  • Para mais informações, consultar www.imt-ip.pt ou através do call center do IMT – 210 488 488. @ Expresso

Sem comentários: