Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de março de 2022

otimistas vivem mais

De acordo com os investigadores, otimistas vivem mais tempo e sentem menos stress.

Getty Images

Um novo estudo sugere que pessoas otimistas experienciam menos situações stressantes durante o seu dia a dia do que pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Menos stress leva a mais elevados níveis de bem-estar emocional, o que, por sua vez, leva a uma diminuição no risco de vir a ter doenças crónicas e a uma vasta longevidade, dizem os autores do estudo, publicado no The Journals of Gerontology.

Essencialmente, os resultados mostram que os participantes mais otimistas vivenciam menos stress diariamente do que os seus congéneres pessimistas. Todos os questionados tinham idades e estilos de vida semelhantes, pelo que não há uma explicação clara que substancie estas conclusões. Lewinda Lee, uma das autoras do estudo e professora assistente de psiquiatria na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, equaciona que “talvez as pessoas otimistas limitem a sua exposição a situações que levem a stress, ou então têm menos tendência para classificar situações como stressantes”.

Lee diz também que, embora seja difícil reajustar conscientemente o nível pessoal de otimismo ou pessimismo, o caminho para uma vida com um maior bem-estar emocional passa pelo desenvolvimento de uma capacidade de autorreflexão que fiscalize as nossas reações internas mais automáticas. “Muitas vezes, a nossa primeira reação envolve uma avaliação negativa. É útil apercebermo-nos disso e tentarmos arranjar maneiras diferentes de abordar a situação”, explica Lee, citada pelo The Guardian.@ Sapo

Sem comentários: