Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de março de 2022

queres ser astronauta por um dia?

 A Agência Espacial Portuguesa abriu o concurso. As inscrições estão abertas até dia 17 de abril e abrangem estudantes dos 14 aos 18 anos.


Agência Espacial Portuguesa lançou, esta sexta-feira, um concurso para selecionar 30 estudantes dos 14 aos 18 anos que vão poder experimentar o que é ser astronauta e voar em gravidade zero por um dia. O voo vai acontecer em setembro e as candidaturas estão abertas até ao dia 17 de abril.
O concurso Zero-G - Portugal - Astronauta por um dia, é uma competição nacional para 30 estudantes do ensino básico e secundário experienciarem o que é ser astronauta. Vai haver um processo de seleção, semelhante ao que os astronautas passam na vida real, com o apoio da Ciência Viva e do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
"A Ciência Viva colabora com a Agência Espacial Portuguesa neste desafio que será uma experiência única para todos os jovens participantes. E esta experiência não dura só um dia: serão momentos de que se irão lembrar pela vida fora e de que darão testemunho junto dos colegas e das famílias. É mais uma iniciativa em que a Ciência Viva se envolve para promover a escolha de carreiras nas áreas da ciência e da tecnologia pelos jovens", explica Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.
Este projeto, e outros da Agência Espacial Portuguesa, pretendem aproximar os mais jovens do espaço e da possibilidade de seguirem um futuro não só nessa, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). "Ser astronauta não é a única profissão no setor espaço, certamente é a mais visível, mas há um conjunto de outras profissões na engenharia, psicologia, direito espacial, e outras que também são importantes. Portanto estamos a lutar para que um dia, quem sabe, sejam astronautas, mas também para todo um conjunto de profissões que existem no setor para as quais podem vir a aspirar", disse ao DN Hugo Costa, diretor da Portugal Space.
O processo de seleção tem quatro fases: a inscrição no site (entre 18 de março e 17 de abril) em que têm de responder a duas perguntas e enviar um vídeo a explicar o porquê de quererem ser astronautas por um dia. Seguem-se os testes de perceção e interpretação do Espaço, em que os estudantes respondem a várias perguntas online sobre o espaço. Quem passar à terceira fase terá de fazer os testes físicos, e por fim, 60 estudantes são escolhidos para a última fase de entrevistas.
"Desenhámos um processo de seleção procurando refletir, em parte, a seleção de astronautas, tendo em atenção várias componentes, e com a intenção de chegar a todos os estudantes do país", explica a responsável pelos projetos educativos da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves. "Essa é uma componente muito importante desta iniciativa: queremos que todos os estudantes elegíveis de todos os distritos portugueses se possam candidatar ao Astronauta por um Dia. Temos o objetivo de promover a igualdade de acesso a esta oportunidade".
Este voo parabólico (em gravidade zero) vai acontecer a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, com partida de um aeroporto nacional em setembro. Podem concorrer estudantes, entre os 14 e os 18 anos, que estejam a frequentar o ensino básico e secundário (do 9º ao 11º ano), regular ou profissional, num estabelecimento de ensino público ou privado, ou que frequentem o regime de homeschooling durante o ano letivo de 2022/2023.
Os finalistas do concurso passam a ser embaixadores desta iniciativa na comunidade escolar ao longo do ano letivo de 2022/2023 e ficam responsáveis por relatar e divulgar a experiência que tiveram junto dos colegas e professores, "serão os embaixadores do espaço nas suas escolas", diz Hugo Costa.
As inscrições podem ser feitas através do site ​​​​​​​zerogportugal.pt.  @ DN

Sem comentários: