Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2022

aconteceu... ainda sobre a Semana da Leitura

       Entre 14 e 18 de março, realizou-se a Semana da Leitura na nossa escola. Organizada pelos professores de Português, envolveu todos os ciclos. Para os alunos do 2º ciclo, esta decorreu no Pavilhão A3 e no Auditório; foi aqui que os alunos se encontraram com a escritora convidada, Maria José Moura de Castro.

Semana da Leitura foi cheia de atividades incríveis! Ouvimos histórias contadas pelos pais dos nossos colegas, que vieram às aulas de Português; mostramos os nossos textos e poemas na nossa bonita e colorida exposição; tivemos a oportunidade de conversar com a escritora e de ler, de forma dramatizada, alguns poemas da sua autoria, nos dois dias em que ela esteve connosco. Um momento memorável!

Foi ainda possível assistir a várias curtas metragens, todas elas sobre os livros e a importância de ler; entre elas destacamos Os fantásticos livros voadores de Mr Morris Lessmore, pela sua história tão comovente. As nossas vozes também se fizeram ouvir no bar principal da escola, pelas leituras gravadas de excertos de Mia Couto.

A exposição no pavilhão A3 foi interativa, pois nela encontramos dois desafios: o habitual desafio semanal do Letras, a nossa mascote de Português e o desafio Onde te levam os livros?

Alguns alunos do 6º I ensaiaram também uma pequena peça de teatro “História de um papagaio”, de António Torrado, que apresentaram a outras turmas durante a manhã, no dia do encerramento da Semana da Leitura.

Realizou-se ainda a última fase do Concurso Notáveis da Leitura para o 6º ano, sendo vencedores alunos da turma 6º A e do 6º C. A última fase deste concurso, para os alunos do 5º ano, ainda irá acontecer, no próximo dia 24.

Com o objetivo de incentivar os alunos a ler mais e com gosto, esta foi, sem dúvida, uma semana intensa e especial! Em geral os alunos adoraram esta atividade, cheia de atividades e querem que se repita muitas mais vezes.






                                                                                                                  

                                                                                                                                                               Rita e Sara, alunas do 6º I
                                         cortesia do envio (texto e fotos) de Cristina Machado, docente coordenadora de Português do 2º ciclo

Sem comentários: