Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de março de 2022

17 500 dias de liberdade: começam hoje as comemorações dos 50 anos do "25 de abril"

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vão arrancar hoje, quarta-feira, com uma sessão solene que vai juntar, no Pátio da Galé, em Lisboa, o Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro. Na cerimónia, que decorrerá nas vésperas do dia em que a democracia portuguesa ultrapassará o tempo de duração da ditadura, serão condecorados com a Ordem da Liberdade 30 militares que estiveram envolvidos na Revolução dos Cravos, alguns a título póstumo. 

Além das intervenções das três principais figuras do Estado, e da distinção aos militares de Abril, que vem dar sequência às condecorações que o Presidente da República tem vindo a atribuir aos intervenientes na revolução, na cerimónia da próxima quarta-feira será enterrada uma "cápsula do tempo", que deverá ser aberta em 2074, ano do centenário do 25 de Abril.

A 24 de março, dia em que o regime democrático cumprirá 17 500 dias - mais um que os vividos em ditadura - assinala-se também o Dia do Estudante, e este será o grande tema em destaque nas comemorações, dado que coincide com os 60 anos da crise académica que abalou o regime em 1962. A data será assinalada com o colóquio Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril, na Reitoria da Aula Magna, em Lisboa. Já ao final da tarde, será inaugurada no Museu de História Natural uma exposição alusiva ao mesmo tema, e que a partir do final do verão será exposta em Coimbra, outra cidade que foi epicentro da contestação estudantil de 1962. (daqui)

Sem comentários: