Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

"Eu gosto de ser voluntário"

Hoje, a turma do 11ºL, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, fez uma visita à escola, nomeadamente à sala A1.03, ao charco e à Sala de Intervenção Especializada (SIE) A303

A turma desenvolve um Projeto de Cidadania que assenta numa colaboração estreita e regular com a SIE, assunto que será em breve notícia. Apesar de desenvolver esse projeto "Eu gosto de ser voluntário", de forma mais estreita com a SIE, a turma é sensível ao que à volta acontece e tem sido extremamente ativa e solidária com outros projetos. Por isso, hoje foi por aí...

O que nos fez ir à sala A1.03 foi testemunhar o segundo dia de vida das novas "vedetas" da escola - os pintainhos nascidos ontem, hoje já com um outro porte, prontos para as adversidades da vida. Foi cativante, interessante e até emocionante ver como estas duas crias evoluíram num só dia. Comparem-se as imagens de ontem, acabadinhos de nascer, nas mãos da professora Celeste Castro, mentora do Projeto "Oficina Biológica", com as de hoje, já gordinhos e peludinhos, a posar para a fotografia.

um dia de vida

Aproveitando a visita à escola, fomos conhecer o charco localizado atrás do pavilhão A5, perto da biblioteca, com o objetivo de explorar a biodiversidade que "aqui" acontece. Apesar de muitas vezes serem esquecidos e negligenciados, os charcos geram um grande impacto ambiental. São extremamente importantes para a sobrevivências de alguns animais. O charco é um ecossistema que, muitas vezes, acaba sendo excluído dos planos de conservação do meio ambiente devido à sua reduzida dimensão. Mas, apesar de ser pequeno em questão de tamanho, é altamente rico em diversidade, principalmente na fauna. Além disso, o charco gera uma grande acumulação de nutrientes no solo, favorecendo, assim, que certos tipos de plantas sobrevivam e se desenvolvam.

o charco

Por fim, fomos visitar a Sala de Intervenção Especializada (SIE) A303,  onde a nossa turma realiza um projeto de voluntariado no âmbito da cidadania, e lá encontramos duas nossas colegas em exercício da atividade. Hoje ajudaram na alimentação e nos jogos dinâmicos, enquanto a equipa coordenada pela professora Celeste Carvalho confecionava umas deliciosas queijadinhas. 

queijadinhas no forno

a Letícia define os ingredientes usados

queijadinhas prontas

Foi uma visita surpresa muito apreciada tanto pelos jovens como pela equipa responsável pela sala SIE. Esta última visita reiterou a ideia da turma "Eu gosto de ser voluntário", que presidiu à escolha do tema para o projeto de cidadania da turma, em curso.

texto coletivo e fotos de Alexandra Pinto, da turma 11ºL 
Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. 

Sem comentários: