Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2022

estudantes desafiaram Salazar há 60 anos com uma lição pela liberdade

Salazar
Milhares de estudantes portugueses desafiaram, há 60 anos, o regime autoritário de Salazar, sob o pretexto de contestar a proibição das comemorações do Dia do Estudante, embora na sua agenda estivesse o fim da ditadura e a liberdade.
Com o ponto alto no dia 24 de março de 1962Dia do Estudante – esta foi uma crise que se prolongou por meses, entre negociações e suspensões da greve, debaixo de ameaças e com cargas de violência policial. Contou ainda com uma greve de fome dos alunos.
Sem grandes meios logísticos para divulgar o protesto, a notícia sobre o mesmo correu célere e milhares de estudantes concentraram-se na zona da Cidade Universitária, em Lisboa, oriundos das quatro universidades portuguesas, onde na altura estudavam 30 mil jovens.
O luto académico – assim se chamava a greve dos estudantes, que não podiam utilizar o termo proibido – começou na primavera e prolongou-se para o verão. Subiu de tom, como a temperatura, e contou com o ânimo de muitos que viam nesta atitude uma hipótese de mudar o rumo das coisas.
Fora de um Portugal que insistia em estender-se do Minho a Timor, surgiam movimentos de libertação com cada vez mais peso e líderes que viriam a marcar uma, ou mais, gerações, como Che Guevara (Cuba), Amílcar Cabral (Cabo Verde e Guiné-Bissau), Nelson Mandela (África do Sul).
Já antes, em 1956, surgira o decreto 40.900, que regulava as atividades circum-escolares e que as associações de estudantes interpretaram como violador das suas liberdades, levando à revolta estudantil, que se prolongaria até março de 1962, altura em que atinge o seu ponto alto.
O movimento espontâneo conta com nomes que, após o 25 de Abril, vão assumir altos cargos, entre os quais Jorge Sampaio, Presidente da República entre 1996 e 2006, na altura secretário-geral Reunião Inter-Associações (RIA).
A crise demonstrou que os estudantes queriam outro rumo para o país, diferente daquele que muitos dos seus pais tinham escolhido, ou simplesmente se resignaram a aceitar.
Na altura, os estudantes pretendiam reclamar o direito de intervir na vida da Universidade, defendendo a sua autonomia e o acesso democratizado. @ Sapo 

Sem comentários: