Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de março de 2022

foguete chinês já terá caído na Lua: vídeo mostra o que pode ter acontecido na face oculta do satélite da Terra


Precisamente às 12:25:58, hora de Lisboa, do dia 4 de março de 2022, uma parte do foguetão lançado pela China há oito anos deverá ter atingido a Lua enquanto viajava a uma velocidade superior a 9 mil quilómetros por hora. Os detritos são o terceiro estágio do lançamento do ‘Long March 3C’, que lançou a nave espacial chinesa Chang’e 5-T1 do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang a 23 de outubro de 2014 – desde então, está a orbitar no sistema Terra-Lua de uma forma bastante irregular.
O impacto terá acontecido longe da visão de qualquer telescópio ou avião espacial em órbita, pelo que não houve cobertura ‘ao vivo’. No entanto, é possível que o Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, ou o Chandrayaan-2 da Índia, ambos em órbita ao redor da Lua, sejam capazes de fotografar a nova cratera do impacto lunar no lado oculto da Lua.
Um vídeo (veja aqui) foi desenhado a partir do software — Systems Tool Kit (STK) e conjuntos de software Orbital Determination Tool Kit (ODTK), os mesmo que são usados ​​pela comunidade aeroespacial e de defesa espacial para simular missões complexas. @ Sapo 

Sem comentários: