Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Portugal já recebeu 65 menores não acompanhados

Portugal já recebeu até ao momento, desde o início da guerra na Ucrânia a 24 de fevereiro, 65 menores não-acompanhados, que se encontram em instituições, ou sob a guarda de famílias portuguesas.


Segundo o jornal ‘Público’, que cita dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, havia registo, até sexta-feira, de 1800 manifestações de interesse por parte de famílias portuguesas para acolher essas crianças ucranianas.

Estas manifestações foram registadas na plataforma ‘Portugal for Ukraine’, criada pelo Governo para ajudar refugiados ucranianos, e que congrega “todas as respostas e ações em curso, tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal”, revela a tutela.

Recorde-se que o Instituto da Segurança Social (ISS) criou há cerca de duas semanas uma “equipa especial” para gerir os casos de famílias portuguesas interessadas em acolher crianças da Ucrânia, tal como anunciou na altura a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, à Lusa.

“O que temos neste momento organizado e articulado é um processo simples para avaliação e reconhecimento destas famílias exatamente para esta finalidade”, disse, sublinhando que o processo está a ser feito “em grande articulação” com o SEF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e os tribunais. @ Sapo      

cortesia do envio de Constância Silva, docente colaboradora do CRESCER  

Sem comentários: