Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Ir/Ver/Ouvir/Ler nas férias

Hoje, último dia das publicações do CRESCER no ano letivo 2023/24, a equipa deixa-lhe algumas sugestões para Ir/Ver/Ouvir/Ler nas férias.

IR

Vá onde puder e quiser, mas, sobretudo usufrua da natureza: do sol, da água, da floresta, da brisa, do pôr-do-sol e... descanse. Às vezes não é necessário ir para muito longe e fazer grandes despesas para conseguir o prazer e o descanso necessários. 

vista do Jardim do Morro (aqui tão perto)

VER

Volta a Portugal em bicicleta de 24 julho a 4 agosto 2024 

Enquanto televisão oficial da prova, a RTP será a responsável pela transmissão da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta, contando com os comentários de Marco Chagas e Hugo Sabido. Alexandre Santos, Gonçalo Ventura e Ana Barros são os jornalistas responsáveis pela cobertura informativa da prova. As várias horas de transmissão são asseguradas pela RTP1, RTP3, RTP Play, Antena 1 e canais internacionais.


Jogos Olímpicos de Paris de 26 de julho a 11 de agosto de 2024

Paris foi escolhida como sede na 131.ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lima, Peru, em 13 de setembro de 2017. Após múltiplas desistências que deixaram apenas Paris e Los Angeles na disputa, o COI aprovou um processo para defini-las como locais de realização dos Jogos de 2024 e 2028, respetivamente.

OUVIR

Não faltam Festivais de Verão, do Norte ao Sul do país. Mas mesmo que não vá, escute boa música pois isso é sempre um caminho para o paraíso (ou um "Stairway to Heaven").


LER

Sempre. Seja criança ou adulto, leia. “Uma criança que só lê o que é exigido na escola nunca se tornará um leitor eficiente”, escreveu Michel Desmurget. Leia os clássicos. Merecem a sua primeira leitura ou uma releitura. Mas, se quiser algo atual e verdadeiramente curioso, o CRESCER sugere:


O primeiro volume da tetralogia napolitana de Elena Ferrante, publicado em 2011, tornou-se tão popular que deu início a um fenómeno chamado “Febre Ferrante”. Treze anos depois, o New York Times escolheu-o como o melhor livro do século XXI

Afinal, o que torna este livro tão especial?

A autora: quem é Elena Ferrante? Foi a pergunta que deu início a todo o burburinho em volta de A Amiga Genial. Embora o nome de Elena Ferrante tenha dado a volta ao mundo, trata-se de um pseudónimo literário, assumido pela vontade de direcionar o foco da crítica e dos leitores para a escrita em vez do autor.

O assunto do livro: uma ode à amizade feminina Com a quantidade de sagas populares de livros passadas em universos fantásticos, chega a ser surpreendente que a tetralogia aclamada como uma das melhores deste século seja, afinal, a história de uma amizade. A Amiga Genial (2011), História do Novo Nome (2012), História de Quem Vai e de Quem Fica (2013) e História da Menina Perdida (2014), que ficaram conhecidos como os Romances Napolitanos, acompanham as vidas de Elena Greco, a menina pacata e estudiosa a quem chamam de Lenù ou Lenuccia, e de Raffaella Cerullo, a sua amiga bravia e de uma inteligência feroz, também conhecida como Lina ou Lila.

Sem comentários: