Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2022

USA: Matthew McConaughey pede leis sobre controlo de armas

O ator norte-americano Matthew McConaughey pediu esta terça-feira ao Congresso que aprove legislação sobre controlo de armas em honra dos alunos e professoras que morreram em maio num massacre na sua terra natal de Uvalde, no Texas.

"Queremos escolas protegidas e seguras e queremos leis das armas que não tornem tão fácil aos tipos maus obterem as malditas armas", disse o ator oscarizado num discurso de 22 minutos na Casa Branca.
Num discurso muito pessoal, McConaughey exortou o Congresso a "alcançar um nível mais alto" e aprovar legislação que pode salvar vidas sem infringir os direitos previstos na Segunda Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América, que protege o direito ao porte e uso de armas.
McConaughey, que no início deste ano chegou a considerar candidatar-se a governador do Texas, reuniu-se brevemente com Joe Biden antes de se dirigir aos jornalistas na sala de imprensa da Casa Branca.
Ele próprio proprietário de armas, usou o seu estatuto de estrela de Hollywood para argumentar pela necessidade de legislação de controlo de armas, descreve a agência norte-americana de notícias Associated Press. O ator, que nasceu em Uvalde, a cidade onde no dia 24 de maio um jovem armado matou 19 crianças e duas professoras numa escola básica, deixou clara a sua ligação à cidade, detalhando vividamente a perda das 21 vidas no segundo pior tiroteio em massa na história dos EUA. 
Contou que a sua mãe foi educadora num jardim de infância a menos de dois quilómetros da escola onde ocorreu o massacre e sublinhou que foi naquela pequena cidade do Texas que aprendeu a responsabilidade que advém da posse de armas. "Uvalde foi onde aprendi a reverenciar o poder e a capacidade da ferramenta que chamamos de arma. Uvalde foi onde aprendi sobre a posse responsável de armas", disse.
O ator contou ainda as histórias pessoais de algumas das vítimas, mostrando as obras de arte de Alithia Ramirez, que sonhava frequentar uma escola de artes em Paris, ou os ténis verdes de Maite Rodriguez, que queria ser bióloga marinha e desenhara um coração na ponta de um dos seus ténis preferidos para mostrar o seu amor pela natureza.
McConaughey reconheceu que uma melhor legislação sobre armas não porá fim a tiroteios em massa, mas defendeu que há medidas que podem ajudar a reduzir as probabilidades de estes acontecimentos se repetirem com tanta frequência. "Precisamos de investir em saúde mental. Precisamos de escolas mais seguras. Temos de restringir a cobertura mediática sensacionalista. Precisamos de restaurar os nossos valores familiares. Temos de restaurar os nossos valores americanos e precisamos de posse de armas responsável", frisou.

veja um excerto do discurso:
https://youtu.be/hD0tZ8I7UPI
P.SRecorde-se que o ator se refere ao massacre no dia 24 de maio numa escola de Uvalde, no estado do Texas, em que um jovem de 18 anos adquiriu uma arma e matou 19 crianças e dois professores.
Ou se preferir, a totalidade da conferência de imprensa:


Sem comentários: