Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2022

mundo: medalha do Nobel da Paz vendida por 98 ME para crianças deslocadas

O chefe de redação do jornal Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, de nacionalidade russa, vendeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 por 98,3 milhões de euros, para as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.

Dmitri Mouratov

As receitas do leilão, realizado em Nova Iorque, na segunda-feira, vão para o programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças ucranianas deslocadas pela guerra, indicou a leiloeira Heritage Auctions, que organizou a venda.
Sobre a escolha da UNICEF como beneficiária dos fundos, Mouratov, de nacionalidade russa, afirmou: "É essencial para nós que esta organização não pertença a nenhum governo. Pode trabalhar acima dos governos. Não há fronteiras para isso".
Muratov ganhou o Nobel da Paz no ano passado, juntamente com a jornalista filipina Maria Ressa, "pelos esforços para preservar a liberdade de expressão".
No final de março, o Novaya Gazeta tinha anunciado a suspensão das publicações digitais e impressas na Rússia, até ao fim da intervenção militar na Ucrânia, depois de o Governo russo ter aumentado a repressão contra dissidentes.
Dmitri Muratov fez parte do grupo de jornalistas que fundou o Novaya Gazeta em 1993, na sequência da queda da antiga União Soviética. Antes de suspender as publicações, o jornal foi o último a criticar o Presidente russo, Vladimir Putin.
O Novaya Gazeta é conhecido pelas investigações sobre corrupção e violações dos direitos humanos na Chechénia, trabalhos que custaram a vida a seis colaboradores desde os anos de 1990, entre os quais a célebre jornalista Anna Politkovskaia, assassinada em 2006. @Sapo

Sem comentários: