Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de junho de 2022

"Conferência dos Oceanos" em Lisboa

O futuro do Oceano começou hoje, 27 de junho, a ser decidido em Lisboa (Portugal), naquela que será a segunda edição da Conferência sobre os Oceanos da ONU, co-organizada com o Quénia. A Conferência dos Oceanos da ONU 2022 acontece entre 27 de junho e 1 de julho e é presidida por Portugal. Pretende-se encontrar soluções para uma governação sustentável do Oceano.


Todos os anos aparecem no mar 11 milhões de toneladas de plástico. É uma ameaça à biodiversidade e um dos temas em discussão na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa. 

Na Conferência internacional dos oceanos que começou, o secretário-geral da ONU avisou o mundo que o tempo é de inverter a maré. António Costa foi dos primeiros a anunciar metas que Portugal quer cumprir.

O presidente da República diz que a pandemia e a guerra não podem ser desculpa para deixar de resolver os problemas ambientais. 

Ocean Rebellion

À porta da Cimeira das Nações Unidas dos Oceanos, a poucos metros do Altice Arena, aconteceu esta tarde um protesto, da conhecida organização de defesa e preservação dos oceanos - Ocean Rebellion.

Vieram de Londres alguns ambientalistas para chocarem através de uma performance. Pretendem construir cenários chocantes e foi o que aconteceu neste dia de arranque da Conferência para alertarem para os problemas dos oceanos.

Utilizando vários adereços e com restos de peixe este protesto pretende pressionar os políticos e governantes para, nesta cimeira, darem uma resposta pronta e eficaz no que dizem ser uma emergência global alarmante com os oceanos a morrerem. 

Jason Momoa marcou presença, este domingo, 26 de junho, no Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022, em Cascais.

O ator, que integra o elenco do novo filme do universo “Ve
locidade Furiosa”, que vai ser gravado esta semana em Portugal, esteve no mesmo evento que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e António Guterres, secretário-geral da ONU.

Temos um compromisso de proteger os oceanos, que é onde a água começa e termina a sua viagem”, apelou o artista, de 42 anos. “É preciso corrigir os erros do passado”, acrescentou, junto de um representante especial da ONU, Peter Thomson.

Sem comentários: