Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2022

ansiedade na véspera dos exames: como sobreviver?

Está a aproximar-se a época de exames para milhares de estudantes, esta devia ser uma fase tranquila, para que as competências que cada um domina se consigam transformar em resultados favoráveis nos exames.


No entanto, a verdade é que para muitos estudantes não é bem assim, e a primeira coisa que pensam quando se lembram do período de exames é ‘ansiedade’. E a ansiedade, muitas vezes, leva-nos a bloquear e a uma diminuição significativa do rendimento académico. Não nos esqueçamos ainda que, a ansiedade na época de exames vem muitas vezes mascarada de outros pensamentos como “não vou ser capaz”, “não consigo concentrar-me”, “vou chumbar” e, nem sempre, percebemos, de forma manifesta, que estamos perante um ciclo de ansiedade.
Olhando para a ansiedade, regra geral ela é entendida e vivida como difícil e como dolorosa. Apesar disso, se queremos combater a ansiedade, é importante perceber porque é que ela surge. Isto significa que, sempre que um estudante se sente ansioso para um exame, deve parar por momentos para pensar o que é que a ansiedade lhe está a transmitir e o que é que significa para si essa ansiedade. Isto é, a ansiedade dos exames resulta sempre da incerteza e imprevisibilidade que os exames implicam. Mas, essa incerteza tem diferentes significados para cada um. Para alguns, pode significar ‘não entrar na faculdade’, para outros pode significar ‘sentirem-se desvalorizados ou burros’ e para outros pode significar “desiludir os pais”, por exemplo.
Assim, antes de pensar em como resolver a ansiedade, sempre que ela surge, é crucial que cada um perceba o que é que significa a ansiedade para si e qual é a mensagem que ela está a transmitir! Sendo este, seguramente, o primeiro passo - e o mais importante - para gerir de forma adequada a ansiedade.
Depois de se tomar esta consciência do que é a ansiedade e de qual a sua mensagem, é essencial perceber em termos práticos o ciclo habitual da ansiedade, para que de forma mais simples se consiga lidar com ela. Ou seja a ansiedade começa com um pensamento inicial de que existem exames e que se pode falhar, a partir daqui são criados diversos cenários negativos no pensamento, até que há uma descarga de sintomas ansiógenos, que geram um resultado negativo, como por exemplo, incapacidade de estudar ou de manter a atenção.
Assim, o ponto inicial da ansiedade começa no pensamento e, por norma, a ansiedade perpetua-se porque tendemos a fugir desses pensamentos e dessa ansiedade. @ Sapo

Sem comentários: