Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de junho de 2022

há quem espere dois anos por uma junta médica para atestar incapacidade

Reclamações dispararam em 2021 e 2022, sobretudo pelo atraso na realização de juntas médicas. Deviam demorar até 60 dias, mas podem demorar dois anos.

Associação Portuguesa de Deficientes (APD), confirma que se verifica "um atraso preocupante na realização das juntas médicas” que pode "ir até dois anos". "Temos conhecimento que só agora algumas juntas médicas estão a chamar pessoas que apresentaram o requerimento em 2020", afirma a associação.

A pandemia parece ser a principal razão para o atraso para a realização destas juntas médicas. Atraso esse que, só nos cinco primeiros meses do ano, segundo o Público, gerou 133 queixas. No mesmo período do ano passado foram 122, números distantes das 33 queixas registadas em 2020 e das nove em 2019.

Os principais motivos das reclamações estarão relacionados com o “atraso na marcação e exposição das principais dificuldades causadas”, a “morte entretanto ocorrida do requerente” e dificuldades na aplicação da Lei 14/2021 (regime transitório para os doentes oncológicos).

O Ministério da Saúde refere que, desde junho de 2020, já se já se realizaram mais de 107 mil juntas médicas de avaliação de incapacidade. @ Sapo

Sem comentários: