Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2022

o ambiente urbano de Coimbra vs o ambiente rural de Piódão

No âmbito da disciplina de Geografia, e para que os alunos sentissem a dicotomia entre o mundo urbano e o mundo rural, foi organizada uma visita de estudo a Coimbra e a Piódão. Aqui fica a visão de um dos alunos envolvidos.

"Na manhã do dia 2 de junho, duas turmas da nossa escola, o 11ºG e o 11ºH, partiram por volta das 8h30m com destino à histórica Universidade de Coimbra. Num ambiente bastante animado, desfrutaram da visita ao Paço das Escolas. Tiveram a oportunidade de contemplar a grandiosa Biblioteca Joanina juntamente com alguns monumentos históricos, tais como a estátua de D. João III no centro do Paço, inaugurada em 1948.



Depois do almoço, junto à margem do rio Mondego, alunos e professores regressaram ao autocarro para prosseguirem viagem rumo a Piódão. Deixamos a bonita cidade académica, que tantas histórias encerra, e fomos conhecer uma outra realidade. Do ambiente citadino e bastante movimentado que caracteriza Coimbra, passamos para um meio rural, com paisagens incríveis, num ambiente paradisíaco dominado pelo sossego. A aldeia de Piódão pertence ao concelho de Arganil que no passado tinha aproximadamente mil habitantes.  Hoje conta apenas com cerca de cinquenta habitantes, sendo quase uma aldeia fantasma, embora na localidade não faltem alojamentos locais para os turistas se hospedarem se decidirem fazer um retiro ou simplesmente captarem as maravilhas de uma paisagem verdejante.


Amizade, Alegria e Animação foram as palavras de ordem ao longo desta visita de estudo."

                                                                                                                      cortesia de envio (texto e imagens) de Rafael Sousa, aluno do 11.º G

Sem comentários: