Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2022

comboio Histórico do Douro arrancou no sábado e a primeira viagem teve lotação esgotada

O Comboio Histórico regressou no sábado à Linha do Douro, entre a Régua e o Tua, e a viagem inaugural teve a lotação de 254 lugares esgotada, disse fonte da CP - Comboios de Portugal.


A campanha de 2022 prevê viagens todos os sábados, até 29 de outubro, e aos domingos, de 03 de julho a 09 de outubro.
A composição inclui cinco carruagens de madeira, datadas do início do século XX, com 254 lugares, e a locomotiva a vapor, percorrendo o percurso habitual pelo Património Mundial da Humanidade, entre o Peso da Régua (distrito de Vila Real) e o Tua (distrito de Bragança), com paragem na vila do Pinhão. Fonte da CP disse à agência Lusa que a viagem inaugural tem a lotação esgotada.
Antes da partida do comboio, na estação, houve uma receção aos clientes e a bordo houve animação com danças e cantares regionais.
Depois, no Pinhão (Alijó) os turistas puderam observar os painéis de azulejos da estação e o abastecimento de água à locomotiva e, em Foz — Tua (Carrazeda de Ansiães), puderam visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua.
O programa do Comboio Histórico na Linha do Douro arrancou no final da década de 90.
Na campanha de 2021, que decorreu entre 05 de junho e 30 de outubro, viajaram no comboio histórico cerca de 7.800 passageiros, a que a que correspondeu uma taxa média de ocupação de 96%.
De acordo com a empresa, do universo dos clientes que realizou o passeio no ano passado, 90% foram turistas nacionais, pertencentes a todas as faixas etárias.
Apesar do início da campanha ter decorrido sob certas restrições, impostas pela pandemia, a “procura atingiu níveis superiores aos registados em anos anteriores”.
Segundo a empresa, em 2018 e 2019 viajaram no Comboio Histórico do Douro, 6.190 e 5.420 clientes, respetivamente. Em 2020, devido à pandemia de covid-19 o programa sofreu condicionamentos.@ Sapo

Sem comentários: