Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2022

“baile de finalistas” nas ruínas de escola bombardeada em Kharkiv

Numa semana em que as aulas terminam para muitos alunos e muitos festejam a conclusão dos estudos do ensino secundário, outros há a quem esta festa foi "roubada" mas que persistem em tentar alguma normalidade.


Nas ruínas da sua escola destruída pelos bombardeamentos, uma adolescente foi fotografada com o vestido de baile que teria usado para a sua cerimónia de finalistas do secundário e um grupo de colegas organizou um espetáculo de dança nos escombros.
Valerie, de 16 anos, regressou à escola 134 de Kharkiv no dia em que estava programado o baile de finalistas. A jovem estava ansiosa pelo evento que não se realizou porque as tropas russas destruíram o edifício.
Outros adolescentes que deveriam ter tido o seu baile de finalistas organizaram um espetáculo nos escombros da escola 134, dançando a valsa ensaiada para esse grande evento das suas vidas.


Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, foi atacada nos primeiros dias da guerra por estar perto da fronteira russa.
A escola foi destruída poucos dias depois de a Rússia invadir a Ucrânia no final de fevereiro e tornou-se um “posto avançado” para as tropas russas.

“Hoje, os ex-alunos ucranianos de Kharkiv deveriam comemorar alegremente o seu baile de finalistas. Em vez disso, dançaram no pátio de sua escola, que foi destruída pelos russos”, escreveu no Twitter Inna Sovsun, deputada ucraniana e ex-vice-ministra da Educação.

Ao longo destes mais de 3 meses de guerra, as forças do Presidente Vladimir Putin têm atacado várias escolas – entre outras áreas civis, como hospitais e abrigos – em todo o país. (daqui)

Sem comentários: