Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de junho de 2022

o Dia da Cidadania também foi o último dia de aulas para alguns


Hoje foi tempo de todas as turmas apresentarem os seus Projetos de Cidadania à comunidade. Curiosamente, este dia 7 de junho foi também o último dia de aulas para as turmas de 9º ano, 11º e 12º (ensino Regular). 

Um dia para recordar. Um dia para "memória futura".

Pelas mãos dos nossos jornalistas/repórteres, aqui fica um registo do que por cá aconteceu. Sem qualquer hierarquia, num post em atualização, feito à medida que a informação for recolhida pelos nossos jovens repórteres/jornalistas. 

6º A  e 6º I - "Brigadas da Limpeza e... alimentação saudável"

No dia 7 de Junho de 2022, Dia da Cidadania do Agrupamento, a turma 6ºA deu o seu contributo, através de uma ação de recolha de lixo na Escola. A turma dividiu-se em pequenos grupos, autodesignando-se Brigadas da Limpeza. Esta atividade consistia em recolher o máximo de lixo possível em apenas dez minutos e para se fazerem notar, vestiram-se de modo uniforme: T-shirt branca e calças de ganga. Num ápice, recolheram-se cinco sacos cheios de lixo.

No final, todos se sentiram satisfeitos por contribuir para que este lugar especial de aprendizagens e de formação que é a Escola, se tornasse num lugar ainda mais limpo e agradável ao olhar. Satisfeitos ainda por poderem mostrar aos restantes colegas que todos têm o dever de respeitar a limpeza da escola.

Brigadas de Limpeza do 6º A

A par desta iniciativa, a turma construiu também uma árvore reciclada, salpicada de mensagens sobre Reciclagem e preservação do Meio Ambiente, toda ela feita com garrafas de plástico, que enfeitou a sala da turma durante todo o dia.

árvore reciclada do 6º A

Estes foram projetos trabalhados, de forma empenhada, nas aulas de Cidadania, que permitiram que os alunos sentissem que todos somos importantes para tornar este Mundo melhor.

refeições saudáveis do 6º I

texto dos alunos do 6º A
fotos de Cristina Machado, docente de Português e Inglês

11º I - Animais em vias de extinção/extintos (site em Português/Inglês) 

Os alunos da turma investigaram os animais em extinção ou já extintos nos vários continentes e esse foi o pretexto para a criação do site que pode ser aqui visto. As visitas dos alunos mais jovens a esta sala promoveram o trabalho dos alunos do 11º I e tornaram-nos responsáveis pela apresentação do mesmo. 

https://sites.google.com/view/cidadania-11i-21-22/p%C3%A1gina-inicial (clique e navegue)



fotos de Daniel Silva

11º L - "Eu gosto de ser voluntário" (podcast final sobre Voluntariado com equipa SIE)

Os alunos da turma fizeram voluntariado junto da equipa SIE ao longo ano, por iniciativa própria, e finalizaram com um podcast sobre essa experiência: "Eu gosto de ser voluntário" (clique e ouça).

Neste momento, a turma encontra-se em Formação em Contexto de Trabalho.

11º L e SIE

11º H - "Glória sustentável"  

A preocupação com a sustentabilidade fez com que, no exterior, os mais pequenos saltitassem num jogo da Glória onde eram convidados a dar resposta a algumas questões ambientais e a separar o lixo para poderem ser premiados.

No interior, na sala de aula, houve um jogo do abraço cujo objetivo era apelar às boas relações interpessoais.

No corredor, uma "árvore" serviu para levantar problemas, no âmbito da violência de escola, para assim tentar arranjar soluções para bem gerir conflitos.

11º H

10º J - Direitos Humanos - uma palestra com a Associação Kalina

No auditório, foi possível assistir a uma palestra sobre Direitos Humanos e ouvir alguns testemunhos de quem vive(u) na pele a ausência de Direitos Humanos, por duas senhoras da Associação dos Imigrantes de Leste.



fotos de Daniel Silva
texto de Dmytro B.

A "Farsa de Inês Pereira" representada duas vezes

O nosso grupo de teatro QCena apresentou, por duas vezes, a "Farsa de Inês Pereira", evidenciando grande vontade, empenho e determinação, qualidades de bons cidadãos.
Como não haveria de ser festejado este feito pela equipa, com o grito que lhes é tão familiar? "Ei, mano! QCena". Desta vez o "grito" foi mais doce e com sabor a partilha.


10º F - Ainda a propósito de "Direitos Humanos"


fotos de Ana Luísa Figueiredo

8º C - Dando a conhecer o Mundo




fotos de Rafael Cunha

11º E - "Quem quer salvar o planeta"

O jogo "Quem quer salvar o planeta" consiste em responder a perguntas relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Para jogar, são necessárias duas equipas de dois jogadores, sendo um deles o ajudante. Vence quem errar menos e for mais rápido nas respostas às questões. 





                                                                                                                                           
texto e fotos de Leonor Silva

11.º F- "Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável"

Os alunos da turma realizaram cinco palestras de sensibilização alusivas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental, no dia da cidadania, 7 de junho.

As apresentações continham: um prezi, um vídeo narrado por um dos alunos e um kahoot (estes recursos foram totalmente criados pelos alunos)

Para apresentação da programação foi criado um Qr Code (código QR).


Os alunos criaram também um logótipo que foi impresso em sacos reutilizáveis:


Nota: O vídeo, o prezi e o Kahoot, não são apresentados aqui, porque ainda vão ser utilizados em outras apresentações.
Os meus parabéns a todos, alunos e professores.                                                                                                                                                                                                                                                                cortesia de envio (texto e imagens) de Filomena Madureira, docente de Educação Física

Sem comentários: