Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

até já, Fátima!

Fátima Tavares e alguns alunos
8h20m-9h50m: última aula na carreira profissional de Fátima Tavares.

Os alunos estão em ação, inocentes, trabalhando.

Cá fora, colegas, funcionários e outros alunos preparam a surpresa. Há muita emoção. Como é suposto nestas coisas, quando elas são sentidas. Muitos estavam ali propositadamente para surpreenderem a Fátima. A ideia partiu do seu grupo disciplinar, o grupo de Educação Física. Correu por email. Clandestina. E quem pôde e quis marcou presença.
8h45m: a aula com o 12ºI decorre no fundo do pavilhão.
Fátima Tavares e alguns amigos
Os outros, os de "cá de fora", entram sorrateiramente. Já perto, inicia-se o bater das palmas. Muitas palmas. Surpresa conseguida: a Fátima fora "apanhada".
Há olhos turvos. E abraços. E flores. As flores que a Fátima merece. E que são simbólicas. Não conseguem transmitir o que lhe queremos dizer. Nem as palavras sussuradas ao ouvido conseguem exprimir tudo.
O Crescer, em nome de todos, ousa escrever:
"Obrigada, Fatinha, por tudo o que nos deste. Gostamos muito de ti. Aprendemos muito contigo. A escola está-te muito grata."
Até já!

21 comentários:

Marcelo disse...

A professora Fátima (ou Fatinha, como nós carinhosamente nos referíamos a ela) foi minha professora no 10.º ano (2001-2002) e dela recordo a boa disposição permanente, o carinho que tinha pelos alunos, e o facto de, acima de tudo, ser uma pessoa com um grande coração, como há cada vez menos. A ESÁS fica mais pobre, e esta homenagem é mais do que merecida. (ouso agora eu quesitonar sobre quantas homenagens deste género ficaram por fazer...)

Aproveito para dizer que não deixa de ser esquisito para mim o facto de conseguir identificar dois ex-alunos meus na fotografia de grupo com a Prof. Fatinha. Coom tudo passa rápido!

manuela couto disse...

A Fatinha faz-nos muita falta. Assim como a Filomena e a Luzia e o Rui e a Elisa e a Zé e o Gabriel e... Cada um, à sua maneira, foi uma peça fundamental no desenvolvimento da ESÁS. Mas a ESÁS nunca foi ingrata com nenhum. A todos homenageou. A uns foi possível fazer homenagem imediata e automática (como hoje), a outros a seu tempo se fez e continuará a fazer. Ainda é isso que distingue esta casa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Marcelo disse...

Esclarecido! Fico contente por ser assim. Aliás, não esperava outra coisa! É por estas coisas simples, mas com sentido, e sobretudo pelas pessoas, que a ESÁS será sempre a "minha" escola!

PS: esqueci-me de mencionar, no comentário anterior, que lembro sempre a Professora Fatinha no seu Toyota Starlett! Um clássico que espero que ainda mantenha!

iza disse...

Na 6ªfeira, eu cheguei depois da foto mas ainda comi bolo de chocolate e torta de cenoura!!! E é uma emoção imensa que sempre sinto quando os melhores de nós, aqueles com quem fizemos escola, se vão...
Não podia deixar de dar um abraço reconhecido à Fatinha e, na amplitude desse gesto à Filomena que este ano também já não trabalha connosco...
à Luzia, ao Rui, à Zé, à Elisa, ao Gabriel, e a tantos outros, aquele abraço e a continuação de uma boa época de colheitas!

Kátia Araújo disse...

O Toyota Starlett velhinho aposentou-se antes da dona!

Gonçalo disse...

Penso que não sou o único a dizer que vamos ter IMENSAS saudades suas Prof. Fátima, que mais do que uma professora era uma amiga para nós todos! :')
Espero que nos venha visitar bastatnes vezes! :D
Um beijinho muito grande!*

Luzia Lemos disse...

Abraço a Fatinha cá deste lado! Desejo-lhe um bom ingresso a uma vida sem Escola, sem alunos, mas com outros "encantos"!
Beijinho, Fatinha! Também sinto saudades tuas, desde logo saudades da nossa ex/sempre presente Escola!
Abraço a todos:)

M. Elisa L.Ferreira disse...

Que pena eu tenho de não ter estado lá com um abraço do tamanho do mundo para a Fatinha em nome da amizade que nos uniu(e une),de tantos anos de partilha...,de coleguismo,de apoio,de compreensão,com que sempre me brindou! Aqui vai ele,Fátima!Com muitas saudades!Fica bem.
E a minha gratidão para com "as meninas" que ainda me recordam e nomeiam.(eu)GOSTO.

Selda disse...

Fátima bem vinda à equipa dos reformados....
Sim foste uma professora e também uma colega exemplar, nessa nossa escola, que sabe cuidar tão bem dos seus. Parabéns aos colegas e alunos da ESÁS.Continuem assim.Quem passa pela ESÁS, não a esquecerá mais... a ESÁS será sempre a minha escola ( foram 30 anos )OBRIGADA por esta partilha tão saborosa e emocionada...

Nídia disse...

Estive na ESAS 4 anos. A Fátima foi uma colega exemplar e uma excelente pessoa.Tudo de Bom para ti Fátima.
Aproveito para dizer que a ESAS tal como a conheci é uma escola que ficará para sempre na minha memória afectiva.

Leonídia

Carlos Manuel Simão disse...

Pois é....e será sempre um até já....
Cheguei a este agrupamento há 2 anos e desde aí criei laços afetivos com todos os elementos do meu grupo disciplinar (Ed.Física) e muito em particular com a Fátima, com quem tive longas "ações de formação", trocando experiências e aprendendo muito. A Fátima é uma pessoa muito especial, sensata e com um brio humano e profissional NOTÁVEL. Neste curto espaço de tempo, deu para entender a GRANDE HOMENAGEM QUE LHE FOI PRESTADA, e fico muito contente por ter participado. Deixo aqui estas palavras de afeto e consideração e tenho sempre que pensar que:
"CONHECIDOS É MUITO FÁCIL TER....MAS OS AMIGOS....TÊM QUE SE RECONHECER.
Bjs e muitas felicidades para a tua nova vida profissional, e nos espaços livres que tenhas, aproveita para nos visitar e transmitir alguns dos teus ensinamentos, que sempre foram muito nobres, sinceros e realistas, e para nós, os que ainda vão a meio, há coisas que só alguns podem transmitir, E TU É UMA DESSAS PESSOAS.
Muitos beijinhos deste recém chegado colega, que tem por ti uma enorme admiração e consideração, e tu sabes isso.....

Luzia Lemos disse...

Saúdo, deste lado, a Fatinha!
Desejo-lhe um tempo feliz neste "ingresso" de uma outra escola, sem alunos.
Também sinto saudades dela e de todos os ex/sempre Colegas da nossa Escola.
beijinho à Fatinha! Abraço a todos!

Isabel Gomes disse...

Eu não estive fisicamente na despedida da Fátima mas o meu coração esteve presente. VIVA A FÁTIMA!!!!

Delfina disse...

Foi com emoção que deparei com os rostos de colegas, amigos e amigas de longa data!
Um abraço para todos. Sabe bem rever velhos amigos.
Especialmente para a Fátima, a nova pensionista, um grande abraço. Espero que esta nova etapa da tua vida te traga muitas alegrias e momentos de muita felicidade.

Fátima Tavares disse...

Olá AMIGOS(AS),
Só agora ganhei coragem para vos dirigir algumas palavras. Ainda estou a digerir a minha última aula.
É gratificante ver o nosso empenho e dedicação reconhecidos, mas mais importante, ainda, é saber que fizemos tantos amigos(as),mesmo que não nos tenhamos encontrado há algum tempo. Sabem que estarão sempre no meu coração.
MUITO OBRIGADA por tanto carinho e por todas estas palavras tão bonitas que nos aconchegam a alma.
Nunca esquerei os momentos de alegria,de partilha de sentimentos,de desabafos e de tanta ajuda que também recebi em momentos mais frágeis.
Um agradecimento especial aos meus amigos alunos e ex-alunos por estarem "aqui",e também pessoalmente, comigo e com palavras tão doces. E se, de alguma forma, contribuí para a sua formação, então sinto-me com o dever cumprido.
Um bem haja a todos. ATÉ BREVE.

Fátima Tavares disse...

É verdade,tal como eu, o Toyota Starlett aposentou-se, mas continua activo e a "desenrascar" todos cá em casa.

Eduarda disse...

É tão bonito ler estes comentários e ver a amizade e o companheirismo que existe entre nós e que permanecerá até ao nosso adeus final. Para ti, Fatinha, as maiores felicidades.

Fátima Tavares disse...

Olá amigos,
Hoje, já na pose das minhas faculdades, pois a emoção bloqueia o pensamento, quero dirigir algumas palavras aos pais e encarregados de educação que estiveram presentes na escola e na vida escolar dos filhos, interessando-se pelas suas atividades e rendimento escolar. Estou grata pela forma respeitosa e colaborante que demonstraram nas reuniões e encontros de atendimento.
Agradeço, também, a confiança que depositaram em mim no acompanhamento escolar dos vossos educandos.
A todos os funcionários, que sempre me atenderam com simpatia e consideração, muito obrigada.
E, finalmente, à direção da escola, pelo apoio prestado no desempenho das minhas funções e pela amizade que sempre me dedicaram ao longo de tantos anos de profissão, um forte abraço de agradecimento. Um abraço especial ao diretor, Manuel Ferreira, pelos trinta e quatro anos de amizade, vinte e cinco dos quais na ESÁS.
A todos muitas felicidades e que o ano letivo corra da melhor forma .

CRESCER disse...

Fatinha,
Fica sabendo que muitos colegas te "abraçaram" no Facebook (é que também lá estamos e há muitos fãs daquelas paragens) e outros houve que aqui quiseram deixar comentário e, por qualquer razão, não o conseguiram.
Fica aqui, em nome da nossa Luzia, um abraço sentido. Oxalá ela to consiga aqui escrever.
O Crescer, sabendo das suas dificuldades e da sua vontade, antecipa-se.

Luzia Lemos disse...

Em tempo, quero abraçar a Fatinha, aqui deste lado. Os meus votos para que encontres novos "encantos" numa vida nova, sem alunos, tendo porém sempre presente a nossa Escola.
Beijinho, Fatinha!
Abraço grande para todos!