Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2021

quase 100 anos depois, o primeiro filme de Fernando Pessoa estreia na próxima semana

 “O Ídolo” foi realizado por Pedro Varela a partir de uma ideia do escritor — tudo foi gravado com um telemóvel.

Fernando Pessoa é, obviamente, um dos autores mais conceituados e conhecidos de sempre da língua portuguesa. Contudo, o artista que morreu em 1935 (apenas com 47 anos), tinha outros interesses relacionados com a escrita. Foi dramaturgo, ensaísta, crítico literário, comentador político, tradutor, publicitário. E ainda fez algumas experiências ligadas ao cinema.

Em 2011, foi publicado “Fernando Pessoa — Argumentos para Filmes”, uma coleção de ideias mais ou menos dispersas para criar histórias de filmes. Foi um trabalho de pesquisa de Patrício Ferrari e Cláudia J. Fischer, que mergulharam a fundo no espólio do escritor para fazerem esta compilação. Alguns dos textos já tinham sido divulgados em 2007, no livro “Courts-Métrages”, de Patrick Quillier.

Um desses esboços de argumento foi “Note for a Thriller, or Film”, que agora foi concretizado pelo realizador e guionista Pedro Varela (“Esperança”, “Os Filhos do Rock”), a partir de uma proposta da Agência Uzina para a Samsung — isto porque o filme foi todo gravado com o novo telemóvel Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

O resultado é “O Ídolo”, uma curta-metragem que tem entre 15 e 20 minutos  que estreia na próxima quarta-feira, 12 de maio, no site da marca — embora Pedro Varela revele à NiT que talvez o filme esteja em exibição nalgumas salas de cinema, de forma gratuita, como incentivo para atrair novamente os espectadores ao grande ecrã. Além disso, o foco também é internacionalizar a curta — a estratégia é fazer uma “estreia mundial” online. @ NiT

Sem comentários: