Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2021

a pandemia e a falta de vitamina D

Em plena pandemia de COVID-19, ficar em casa é importante, mas pode significar menos exposição solar e uma consequente falta de vitamina D. Saiba como agir.
Para que o nosso corpo consiga produzir quantidades adequadas de vitamina D, é importante a exposição ao sol. Contudo, com as recomendações de isolamento social e confinamento - tão importantes na proteção contra o contágio pelo novo coronavírus -, a população poderá não estar a apanhar sol suficiente, especialmente quem não tem varanda ou jardim em casa. O resultado poderão ser níveis deficientes desta vitamina, essencial ao bom funcionamento de todo o nosso organismo, assim como para a prevenção de certas doenças. Mais, a prudência que se exige relativamente à exposição solar deixa ainda uma dificuldade maior relativamente a este tema.
Alguns dos sintomas de deficiência nesta vitamina incluem: fadiga; dores nos ossos e nas costas; alterações de humor; ocorrência regular de infeções; menor capacidade de cicatrização de feridas; queda de cabelo; dores musculares.
Como obter vitamina D através do sol
A maior parte das pessoas consegue obter os níveis adequados de vitamina D através da exposição solar. Para isso, devem apanhar sol por pequenos períodos, expondo os antebraços, mãos ou pernas.
Ainda não se sabe exatamente quanto tempo de exposição solar diária é necessário para suprir as necessidades do nosso corpo, pois há vários fatores que podem influenciar a sua capacidade de produzir vitamina D, como a cor da pele e a área de pele exposta ao sol.

Alimentação: fontes de vitamina D
Embora seja a exposição solar a principal fonte de vitamina D, também é possível obtê-la através da ingestão de alguns alimentos, tais como: peixes gordos (como salmão, sardinhas, arenque e cavala); carne vermelha; fígado de vaca; gema de ovo; alimentos fortificados, como leite; queijo; cogumelos
Atenção! 
Não é possível obter quantidades excessivas de vitamina D através da exposição solar. Contudo, é importante que proteja a sua pele caso se exponha ao sol durante longos períodos de tempo para prevenir lesões cutâneas e cancro da pele. @ CUF

Sem comentários: