Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2021

maior icebergue do Mundo soltou-se de plataforma de gelo na Antártida


O maior icebergue do Mundo desprendeu-se da plataforma de gelo Roone, no noroeste da Antártida, noticia esta quarta-feira a agência Efe, referindo imagens de satélite.
Trata-se de uma massa de gelo de 4 320 quilómetros quadrados, maior do que a superfície da ilha de Maiorca, segundo as imagens de satélite capturadas pela Missão Copérnico.
O icebergue, denominado A-76, tem um comprimento de 170 quilómetros e uma largura de 25, com uma superfície total de 4 320 quilómetros, face aos 3 640 da ilha de Maiorca, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).
É o maior icebergue do Mundo, um posto até agora detido pelo A-23A, com cerca de 3 880 quilómetros quadrados.
A grande massa flutuante no mar de Weddell foi detetada pela Missão Copérnico Sentinel-1, formada por dois satélites de órbita polar, que observam a Antártida, incluindo as regiões mais remotas, durante todo o ano.
A denominação dos icebergues faz-se a partir do quadrante antártico em que são vistos originalmente, seguindo-se uma letra sequencial.
Se posteriormente a massa de gelo se partir, como por vezes acontece, cada pedaço acrescenta ao nome uma letra sequencial. @JN 

Sem comentários: