Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2021

o que se passa com a tecnologia do 5G em Portugal?

Portugal, que sempre foi pioneiro na introdução de novas tecnologias, tem ainda a decorrer o leilão do 5G, que dura há mais de 80 dias, num processo controverso com vários processos judiciais e críticas dos operadores à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

5G

© Eric Piermont/AFP


O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA), António Costa Silva, classifica de "incompreensível" o facto da tecnologia 5G estar "prisioneira" de uma luta entre o regulador e os regulados.
"É uma grande, grande preocupação", afirma em entrevista à Lusa António Costa Silva, que vai presidir à entidade que fará o acompanhamento da aplicação dos fundos atribuídos a Portugal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em que uma das apostas é a digitalização e a inovação.
De acordo com o Observatório Europeu para o 5G, estrutura criada pela Comissão Europeia, no final do março havia 24 países com oferta comercial e Portugal era um dos três países que ainda não disponibilizava a tecnologia de quinta geração.
António Costa Silva sublinha que o 5G não é apenas uma nova geração tecnológica ou mais robotização, mas vai "mudar o paradigma da conectividade" como também vai impulsionar as cidades inteligentes, a Internet das Coisas (em que todos os dispositivos estão ligados entre si).
"Estamos a avançar para um mundo em que vamos ter uma galáxia eletrónica que está continuamente em comunicação, ainda por cima o 5G vai aumentar a velocidade de processamento dos dados e da informação e vai responder a muitos destes desígnios", prossegue. (adaptado daqui)

Sem comentários: