Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

saiba o que muda: autotestes inválidos para não vacinados e validades de 24 horas

A validade da testagem e as regras para entrar em Portugal são duas das principais decisões tomadas esta quinta-feira, 3 de fevereiro, em Conselho de Ministros. Saiba o que muda.


Os testes de antigénios, até agora válidos durante 48 horas, passam a ter validade de apenas 24 horas. Ainda sobre a testagem, há mudanças no que diz respeito aos não vacinados: autotestes deixam de ser válidos para aceder a espaços como restaurantes ou ginásios. Estas são duas das medidas que resultam da reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira, 3 de fevereiro, na qual foram também estabelecidas novas regras para turistas.
Deixa de ser necessária a "apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente certificado digital COVID-19 da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido", esclareceu governo em comunicado, de acordo com o jornal "Expresso". Assim, termina a obrigatoriedade de apresentar teste negativo mesmo para passageiros que tinham o certificado digital.
Já sobre as novas normas relativas à testagem, o que muda são as validades e também o que inclui o certificado digital. Os testes PCR continuam a ser válidos durante 72 horas, mas os de antigénio realizados em farmácias ou laboratórios passam a ser válidos apenas durante 24 horas.
No que diz respeito ao certificado de vacinação, este é válido para entrar, por exemplo, em restaurantes, desde que comprove "conclusão da série de vacinação primária do respetivo titular (uma dose para a vacina da Janssen, duas doses para todas as outras), há mais de 14 dias e menos de 270 dias desde a última dose, com uma vacina contra a COVID-19" ou da "toma de uma dose de reforço de uma vacina", detalha o "Observador".@  Sapo

Sem comentários: