Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

filme de ficção sobre Salgueiro Maia estreou a 14 de abril

 O filme "Salgueiro Maia - o implicado", do realizador Sérgio Graciano, sobre um dos capitães da Revolução de Abril de 1974, estreou nos cinemas a 14 de abril, revelou hoje a distribuidora Cinemundo.


O filme "é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida", explicou a distribuidora em nota de imprensa.
"Salgueiro Maia - o implicado" tem argumento de João Matos a partir de uma biografia de António de Sousa Duarte e no papel de Salgueiro Maia estará o ator Tomás Alves.
O elenco conta ainda com Filipa Areosa, Diogo Matos, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro, José Raposo, entre outros.
No final da rodagem de uma das cenas do filme no Terreiro do Paço, em Lisboa, Sérgio Graciano partilhava, em entrevista à agência Lusa, o "orgulho enorme" em poder retratar a vida "de um dos grandes heróis da História de Portugal", considerando, no entanto, que a homenagem "peca por tardia".
"Surge, no entanto, numa altura em que faz mais sentido que apareça uma história sobre Salgueiro Maia, já que se trata de uma figura ímpar. É um orgulho retratar um dos principais responsáveis da [conquista da] liberdade e é suficiente para me sentir muito orgulhoso do que estou a fazer", reconheceu.
Na sinopse, lê-se que o filme conta as "pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a 'Revolução dos Cravos' tenha sido como foi".
Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).
A 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.
Salgueiro Maia morreu a 03 de abril de 1992, aos 47 anos. @ Sapo

Sem comentários: