Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

OUVIR: Carole King, a intensidade e a energia

Carole King faz hoje 80 anos

Imparável desde os 15 anos de idade, entre muitos sucessos figuram vários em n.º 1 das tabelas, como Natural Woman, com que Aretha Franklin em 1967 deixou a sua marca, mas talvez a canção que melhor sobreviveu à passagem do tempo seja You"ve got a Friend.

Esta miúda talentosa, que em criança tinha aprendido a tocar piano, cedo começou a escrever as suas próprias canções, a fazer os arranjos e a interpretá-las com um grupo de colegas da escola, ganhando experiência e confiança. Foi neste contexto que, aos 15 anos, começou a procurar uma editora discográfica que se interessasse pelas suas músicas, conseguindo efetivamente o primeiro contrato em 1958. A sua maturidade e energia fizeram o resto. Em breve escrevia canções para os artistas da sua etiqueta, em parceria com o letrista Gerry Goffin, co-criando inúmeros sucessos discográficos ao longo dos anos seguintes.
Mas talvez a canção que melhor tenha sobrevivido à passagem do tempo seja You"ve got a Friend, letra e música de Carole King, por ela gravada no álbum Tapestry na mesma altura em que James Taylor a gravava em single - com alguns dos músicos comuns às duas distintas e carismáticas interpretações - a dela recebendo o Grammy de Canção do Ano e a dele o Grammy da Melhor Interpretação Vocal Masculina, alcançando o n.º 1 das tabelas de vendas. Tapestry (1972) é considerado o seu LP de referência, tendo recebido os Grammys de Álbum do Ano e de Melhor Interpretação Vocal Feminina, com vendas de mais de 25 milhões de exemplares. 

Desde finais dos anos 1980 Carole King tem sido reiteradamente galardoada pelo seu trabalho e personalidade criativa, passando a ser reconhecida como uma figura de mérito nacional, imagem que dificilmente se encontra espelhada na sua cativante autobiografia, A Natural Woman (Virago, 2012). (adaptado daqui)

Aqui fica o som que só ela nos oferece. Parabéns, Carole, e obrigada por tudo o que nos deste e continuas a dar!

Sem comentários: