Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“Olha para os Dois Lados”: a beleza do início da adolescência

O que se passa, na vida de um adolescente, no caminho entre a escola e casa? Um trajeto curto, marcado pela liberdade, já que não existe supervisão adulta.


O que se passa, na vida de um adolescente, no caminho entre a escola e casa? Um trajeto curto, marcado pela liberdade, já que não existe supervisão adulta. É nesta premissa que se inspira o mais recente livro de Jason Reynolds, “Olha para os Dois Lados.

Jason inspirou-se na sua própria vida e na dos amigos, para refletir sobre o que acontece durante o curto periodo de tempo que se passa no regresso a casa, um momento de rara autonomia na vida bastante controlada do início da adolescência.

A obra já foi premiada com a Medalha CILIP 2021 para melhor livro do ano, sendo este um dos prémios mais importantes na literatura juvenil, atribuído no Reino Unido.

O discurso que Reynolds fez aquando da atribuição do prémio refletiu precisamente nesta questão da autonomia. Segundo o autor, apesar de cada criança ou jovem seguir o seu próprio caminho, “estamos todos ligados”.

“Um só povo. Uma só raça. Com experiências semelhantes e experiências diferentes, tudo ao mesmo tempo. Este livro tem muita coisa, mas acima de tudo é uma história divertida. Não estou interessado em ensinar nada. Só me interessa testemunhar as vidas dos jovens. E enquanto eles permitirem, vou continuar a fazê-lo”, disse Jason Reynolds.

Em 10 breves histórias, que se entrecruzam de forma perfeita e quase impercetível nos mais pequenos detalhes, acompanhamos vários adolescentes desde o toque de saída da escola até à chegada a casa. Cada conto é apresentado sob vários ângulos. Tal como quando se atravessa a rua, somos levados a olhar para os dois lados da vida de cada um deles, e só então percebemos o porquê das suas ações e dos caminhos que tomam. Cada adolescente tem personalidade e circunstâncias distintas, as suas alegrias, os seus medos e os seus desafios diários. Uma galeria de personagens que nos inspiram com a sua coragem e a sua resiliência.

Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho. @ Sapo

Sem comentários: